julho 9, 2020

Os estudos para o Trem Intercidades, ligando São Paulo até Campinas, devem ser finalizados no primeiro semestre deste ano. A informação foi dada pelo presidente da CPTM, Pedro Moro, durante uma live com portais de mobilidade, entre os quais, o Rede Noticiando participou.

Segundo Moro, a meta é que no segundo semestre de 2020 já seja realizada a consulta pública para esse projeto.

“O Trem Intercidades está em desenvolvimento. A gente está terminando os estudos mais específicos sobre modelagem de via para poder garantir o tempo de velocidade com o menor custo de implantação possível aproveitando as vias existentes da Linha 7-Rubi, fazendo alguns ajustes necessários”, afirmou Moro.

“Está sendo feito um acordo com a concessionária de cargas para fazer a segregação da carga nesse trecho entre São Paulo e Campinas nessa primeira fase. A gente ainda está fechando alguns conceitos técnicos para afinar os nossos custos, vendo o material e tipo de energia mais indicados para esse trecho”, detalhou Pedro.

“Nossa meta é finalizar os estudos no primeiro semestre e no segundo semestre já ter a consulta pública desse projeto”, finalizou.

Exemplos nacionais e internacionais

O Rede Noticiando perguntou ao diretor de mobilidade urbana do WRI, Sergio Avelleda, sobre quais exemplos São Paulo poderia adotar no TIC. Avelleda afirmou que existem vários exemplos no mundo de trens intercidades que funcionam bem e relembrou o serviço que operava com sucesso até os anos de 1980 aqui no estado.

“Até os anos 1980, a gente teve uma rede que funcionava muito bem no Brasil. Infelizmente, a falta de investimento foi reduzindo a qualidade, degradando a qualidade, reduzindo passageiro, levou a mais falta de investimento até a completa inviabilidade operacional desses trens. Hoje a gente luta com muita energia pela retomada do trem intercidades”, afirmou Avelleda.

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.