A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou na manhã desta quarta-feira, 13 de fevereiro, a suspensão da concorrência para contratar uma empresa especializada para gerenciar e atuar no planejamento da extensão da Linha 9-Esmeralda até Varginha.

A suspensão foi publicada no Diário Oficial e a medida se fez necessária após o Consórcio LBR-Control TEC, formado pela empresas LBR Engenharia e Consultoria e Control TEC Gerenciamento de Obras entrar na justiça contra a concorrência.

A licitação não envolve as obras em si, mas este acompanhamento e apoio técnico é uma das obrigações para que a extensão ao sul da Linha 9-Esmeralda, com as estações Mendes-Vila Natal e Varginha, seja concluída de fato.

A decisão que atendeu ao mandado de segurança em favor do Consórcio LBR-Control TEC é da juíza Ana Luiza Villa Nova, da 16ª Vara da Fazenda Pública do Estado de São Paulo. Não há data para a retomada da concorrência.

Expansão da Linha 9-Esmeralda

O trecho entre as estações Grajaú e Varginha contemplam 4,5 quilômetros e contam com uma estação intermediária, a Mendes-Vila Natal. As obras foram iniciadas em 2013, entretanto, em 2016 foram paralisadas por falta de recursos.

Um dado curioso é que até 2001, os trens da CPTM prestavam serviços até Varginha, mas devido a precariedade da infraestrutura da linha na época, o trecho foi desativado.

Considerada o segundo ramal mais movimentado da CPTM, com a nova extensão, a linha 9-Esmeralda receberá mais de 110 mil passageiros por dia.

Leia também

O Rede Noticiando participou na noite de terça-feira, 22 de janeiro, de uma reunião com o Presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Pedro Moro. Confira a série de notícias sobre esse encontro:

– Presidente da CPTM fala ao Rede Noticiando sobre os planos na Linha 13-Jade

– Pedro Moro fala sobre o combate ao comércio ambulante nas dependências da CPTM

– Pedro Moro e Alexandre Baldy comentam sobre investimentos na CPTM

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Dayane Priscila

Estudante de Desenvolvimento de Sistemas. Mini bibliotecária (Tributo, Semi-deusa, selecionada). Fotógrafa aspirante e amante de astronomia.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.