agosto 12, 2020

A concessionária que levar as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, atualmente operadas pela CPTM, terá que comprar novos trens e reformar 35 estações.

A CPTM realizou nesta quinta-feira, 27 de fevereiro, uma audiência pública sobre a concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

Segundo a empresa, a concorrência será internacional, por um prazo de 30 anos e vencerá aquela empresa ou consórcio que oferecer o maior valor da outorga (total pago na assinatura do contrato).

Além disso, o concessionário deverá investir, nos primeiros seis anos, cerca de R$ 2,6 bilhões em melhorias nas duas linhas. Entre as melhorias estão a manutenção e compra de equipamentos que possibilitem a redução do intervalo entre os trens, a reforma de 35 estações, a compra de 30 novos trens, além de fazer novas transposições do Rio Pinheiros, como por exemplo, na região do Ceasa.

Os atuais trens que operam nas linhas 8 e 9 serão devolvidos a CPTM, de forma gradativa, conforme os novos trens do concessionário forem sendo entregues.

Vale destacar que o concessionária terá que construir duas novas estações, sendo elas a Ambuitá, na extensão da linha 8-Diamante, e Lapa, conectando as linhas 7-Rubi e 8-Diamante.

Um novo Centro de Controle Operacional deverá ser erguido também pelo concessionário.

O vencedor da concorrência será remunerado por uma tarifa técnica por passageiro transportado e poderá explorar os espaços comerciais e buscar empreendimentos associados para captar receitas não-tarifárias. Em 2019, a média dia útil de passageiros transportados, somando as duas linhas, foi de 1,089 milhão.

O edital final será publicado ainda neste semestre.

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.