A concessionária que levar as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, atualmente operadas pela CPTM, terá que comprar novos trens e reformar 35 estações.
A CPTM realizou nesta quinta-feira, 27 de fevereiro, uma audiência pública sobre a concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
Segundo a empresa, a concorrência será internacional, por um prazo de 30 anos e vencerá aquela empresa ou consórcio que oferecer o maior valor da outorga (total pago na assinatura do contrato).
Além disso, o concessionário deverá investir, nos primeiros seis anos, cerca de R$ 2,6 bilhões em melhorias nas duas linhas. Entre as melhorias estão a manutenção e compra de equipamentos que possibilitem a redução do intervalo entre os trens, a reforma de 35 estações, a compra de 30 novos trens, além de fazer novas transposições do Rio Pinheiros, como por exemplo, na região do Ceasa.
Os atuais trens que operam nas linhas 8 e 9 serão devolvidos a CPTM, de forma gradativa, conforme os novos trens do concessionário forem sendo entregues.
Vale destacar que o concessionária terá que construir duas novas estações, sendo elas a Ambuitá, na extensão da linha 8-Diamante, e Lapa, conectando as linhas 7-Rubi e 8-Diamante.
Um novo Centro de Controle Operacional deverá ser erguido também pelo concessionário.
O vencedor da concorrência será remunerado por uma tarifa técnica por passageiro transportado e poderá explorar os espaços comerciais e buscar empreendimentos associados para captar receitas não-tarifárias. Em 2019, a média dia útil de passageiros transportados, somando as duas linhas, foi de 1,089 milhão.
O edital final será publicado ainda neste semestre.
Transporte sobre trilhos
Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.
Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.
E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram