Cerca de 10% dos idosos recusam máscaras doadas por empresa de ônibus

Idosos da região do Alto Tietê receberam máscaras de proteção gratuitamente no Terminal Norte de Suzano. A doação partiu da Radial Transporte, que opera também em Ferraz de Vasconcelos e Poá.

Foram distribuídas 50 máscaras no período da manhã. A receptividade foi positiva, entretanto, cerca de 10% dos abordados pela equipe da Radial se recusaram a aceitar o item de segurança.

A ação teve como alvo o segmento de público considerado como de maior risco. Os usuários das linhas metropolitanas de Suzano comemoravam a iniciativa da empresa. Como o caso da aposentada Cibele Moreira, de 65 anos, que elogiou a ação: “A gente tenta ficar em casa, mas tem tanta coisa pra resolver. Tem que ir na farmácia, na lotérica, não dá pra ficar em casa o dia todo”, afirma. “Com a máscara, a gente pelo menos, faz tudo bem mais tranquila”.

Para Luiza Mendonça, outra usuária do transporte público, essa segurança extra vai ajudar a rotina. “Preciso trabalhar para pagar minhas contas. Não posso simplesmente ficar em casa como muita gente está fazendo”, afirma a diarista em uma referência as recomendações do governo de São Paulo. “A Radial está de parabéns. Está bem difícil achar essas máscaras. Vi também que tem álcool aqui no Terminal e isso é muito bom”, concluí.

Mesmo sendo gratuito e com os colaboradores explicando a necessidade, seis homens, todos idosos, e uma família de cinco pessoas, incluindo três crianças, se recusaram a receber a doação. Alguns chegaram a ser ríspidos. O principal argumento foi que: “o vírus é mentira da TV”.

Pioneirismo

A Radial Transporte foi pioneira no Brasil a adotar ações para preservar a saúde dos usuários. Força tarefa, criada para conter a disseminação do vírus dentro dos ônibus, teve início em 30 de janeiro deste ano. Ação começou assim que foram divulgadas informações sobre a primeira suspeita de contágio por coronavírus na região, mais especificamente na cidade de Mogi das Cruzes. Desde então, a Radial Transporte intensificou o processo de limpeza dos veículos.

“Neste primeiro momento, a equipe foi destacada para desinfetar o interior dos ônibus, como os assentos, os cintos, os balaústres e demais suportes para as mãos com álcool. Optamos por distribuir nossas profissionais em linhas e períodos específicos para não prejudicar o fluxo de passageiros no horário de pico”, afirma Antônio Caetano, encarregado operacional da Radial Transporte de Suzano.

Segundo ele, a ação foi planejada para ocorrer de maneira discreta para não alarmar a população. A limpeza dos ônibus é uma das prioridades da companhia. A equipe responsável pela higienização é formada por 26 colaboradores e trabalha em dois turnos para atender a demanda.

Nova fase da campanha veio após pronunciamento oficial do governo do estado de São Paulo sobre as precauções necessárias para conter o avanço do coronavírus.

Para isso, a empresa instalou álcool em gel nas dependências do Terminal Norte de Suzano e diminuiu o intervalo de limpeza interna nos pontos finais e durante os percursos com maior fluxo de passageiros. O Terminal Norte se tornou o ponto central de higienização. A empresa também distribuiu panfletos e cartazes para informar sobre as formas de contágio e os modos de prevenção.

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Deixe um comentário