Após um ano desde sua implantação, o Airport-Express da Linha 13-Jade da CPTM tem transportado em média, apenas 31 passageiros por viagem. Os dados foram revelados pelo site MetroCPTM.

Esse número parece piada, mas não é! Se a CPTM abrisse um serviço com micro-ônibus seria mais efetivo, do que colocar um trem com capacidade para até 2.600 passageiros, isso contando com quem viaja em pé, para circular com apenas 31 passageiros.

O serviço conta com viagens diretas entre a estação da Luz até o Aeroporto de Guarulhos e o valor da tarifa é de R$ 8,60.

A falta do interesse neste tipo de viagem pode ter diversos fatores, entre elas é o fato do trem parar longe dos terminais de embarque. Vale lembrar que ao chegar na estação Aeroporto-Guarulhos, é necessário pegar um ônibus gratuíto até os terminais de embarque.

O passageiro só pode comprar o bilhete na bilheteria exclusiva da Luz, e o pagamento só pode ser feito com dinheiro em espécie. Um outro ponto que deve gerar o desinterese é os horários em que o serviço opera. As partidas de Guarulhos ocorrem às 9h, 11h, 13h, 15h e 21h enquanto na estação da Luz os trens saem às 10h, 12h, 14h, 16h e 22h.

No momento não há como ocorrer viagens nos horários mais movimentados para não prejudicar a operação das linhas 11-Coral (Luz-Estudantes) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana) que compartilham suas vias para o serviço.

Um ponto importante, a falta de publicidade do serviço e de ações que incentivem seu uso. Infelizmente a CPTM ainda não aprendeu a “se vender”. Uma empresa que transporta milhares de pessoas por dia, não tem uma área de marketing que trabalhe sério e que saiba tirar proveito daquilo que pode dar certo. E não podemos nos esquecer da facilidade! Comprar o bilhete com dinheiro em espécie é um tanto complicado, já que grande maioria das pessoas utilizam meio eletrônicos para pagamento, como por exemplo, o cartão de débito ou crédito. Caso esse meio de pagamento fosse disponibilizado, também teria potencial para atrair turistas que visitam a capital e vão em direção ao aeroporto.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) enviou à seguinte declaração em resposta ao portal:

“Mais de 60 mil pessoas utilizaram o serviço Expresso Aeroporto de janeiro a setembro e a CPTM prevê o crescimento gradativo da demanda, como já vem ocorrendo na Linha 13-Jade.

Quanto à tarifa, vale lembrar que o serviço expresso é opcional. Os passageiros contam também com alternativas para chegar à Estação Aeroporto-Guarulhos. O serviço Connect disponibiliza trens partindo do Brás pelas linhas 11-Coral e 12-Safira e ainda é possível seguir para o aeroporto pela Linha 13, no serviço regular, a partir da Estação Engenheiro Goulart, usando as transferências gratuitas nas linhas do Metrô. São opções que levam ao aeroporto com a tarifa de R$ 4,30, ou seja, com apenas um bilhete.

Com relação à ligação da Linha 13 aos terminais do aeroporto, o projeto está sob a responsabilidade da GRU Airport“.

Leia também:

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Ruan

Sou estudante, auxilar de redação e criador de conteúdo do Rede Noticiando. Games e música estão entre meus temas favoritos.

Posts relacionados

  1. É o valor da tarifa, muito alto, não tem nada a ver com ser longe de terminais, pois o trem que sai no mesmo horário em direção a Engenheiro Goulart,outro que deveria de ir até o Brás ne, com tarifa de 4,30 vai cheio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.