Linha 5-Lilás vai receber o reforço dos trens da frota F em até 60 dias
Os trens da frota F voltarão a operar em 60 dias. A informação é do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, para jornalistas presentes na entrega do acesso reformado da estação Capão Redondo, na Linha 5-lilás.
Essa série foi retirada de circulação em 2017, quando a Linha 5-Lilás passou a operar com o novo sistema de trens, o CBTC, e com isso, entraram em operação os modernos trens da frota P, fabricados pela CAF.
As composições foram fabricadas entre os anos de 2001 e 2002, os TUEs produzidos pela Alstom, modelo Metrópolis A48, e denominados como frota F, foram adquiridos para circular na recém inaugurada Linha 5-Lilás, no trecho Capão Redondo – Largo Treze, quando abriu suas portas em 2002. A frota é composta por oito trens que até março de 2017 prestaram serviços na linha 5.
Segundo declarou Baldy, serão sete composições que estarão à disposição da concessionária ViaMobilidade, que serão usadas para reforçar a frota da Linha 5-Lilás, que opera atualmente com 24 trens no horário de pico, enquanto ficam outros dois na reserva.
Processo de modernização atrasou e Bombardier foi multada
O Rede Noticiando publicou uma matéria mostrando que a Bombardier, responsável por modernizar os oito trens, foi multada pelo atraso.
O Metrô de São Paulo na ocasião informou que estava multando a empresa em R$ 50 milhões.
Quem nos acompanha, já viu aqui que em outras ocasiões foram dados prazos para a volta dessa série, e não foram cumpridas.
Nossa torcida agora é que realmente, em 60 dias, as composições voltem a operar, aumentando a oferta de lugares na linha 5-Lilás, que está sobrecarregada, o que inclusive tem irritado os passageiros deste ramal.
*Com informações do Diário do Transporte
Leia também:
- Bilhete Único: Aprenda como solicitar cota extra do passe livre estudantil
- Concurso Público: 50 vagas de nível superior estão disponíveis no Metrô
- CPTM vai contratar vigilantes para reforçar quadro de segurança
- Estação Fazenda da Juta da Linha 15 está com 95% das obras concluídas
- Sobrecarga na linha 5 da ViaMobilidade irrita passageiros do Capão Redondo
- CPTM reduz intervalo entre os trens na Linha 13-Jade
- Gestão Doria pega empréstimo para concluir obras da linha 17-Ouro
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.
Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.