Bilhete Único: Aprenda como solicitar cota extra do passe livre estudantil

O passe livre estudantil é uma verdadeira mão na roda para quem precisa se deslocar na cidade de São Paulo para lecionar ou assistir às aulas. No entanto, para quem estuda ou trabalha, frequentemente há necessidade de utilizar mais do que as duas cotas diárias às quais o passe livre dá direito.

Para quem precisa utilizar mais de dois embarques por dia para estudo e trabalho, e já tem direito ao passe livre, é possível solicitar à SPTrans um complemento para garantir a gratuidade para mais viagens.

A adequação é gratuita, demora até 7 dias para ser concluída, e também vale para professores com passe livre que lecionem em mais de uma escola.

Pensando nisso, nós trazemos abaixo como pedir mais cotas no Bilhete Único de estudante ou professor:


Já pensou em ter frete grátis em milhares de produtos e acesso a filmes, séries, e-books, jogos e muito mais por apenas R$ 9,90 por mês? Assine agora a Amazon Prime! Experimente o serviço grátis por um mês. Não perca tempo!


Primeiro passo: entre no Portal 156

Acesse o Portal 156 da Prefeitura de São Paulo, neste link. Caso a página esteja fora do ar, clique aqui para acessar o site, selecione “Bilhete Único” e, em seguida, “Bilhete Único Estudante ou Professor – Inclusão de cotas para quem estuda ou trabalha em duas escolas”.

Segundo passo: leia as informações

A página do serviço fornece informações sobre quem tem direito à adequação, para que ela serve e os requisitos para solicitá-la. Você também pode visualizar a descrição das etapas até conseguir as cotas adicionais.

Terceiro passo: login ou cadastro

Após ler as informações fornecidas pela prefeitura, é necessário fazer seu login para continuar. Escreva seu CPF ou CNPJ, sem pontos ou traços, no campo “Login”, e sua senha no campo “senha”.

Já tem cadastro? Pule para o próximo parágrafo! Caso você não esteja cadastrado no Portal 156, selecione “Cadastrar”. Você será direcionado a um formulário para preencher seus dados, como nome, RG, email e endereço. Também será preciso escolher sua senha. Preencha-o e clique em “Cadastrar”.

Esqueceu sua senha? Selecione “Esqueci minha senha” e, na página seguinte, preencha seu email. Você receberá instruções para redefini-la em sua caixa de entrada do email.

Quarto passo: faça sua solicitação

Feito seu login, você será levado à página “descrição”, onde poderá escrever o motivo pelo qual você precisa de mais cotas de gratuidade. Não precisa escrever textão: diga apenas a razão pela qual duas cotas são insuficientes pra você.

Detalhe também os endereços com CEP de seus locais de trabalho e estudo, e, se possível, o seu trajeto até lá, incluindo as linhas de trem, metrô e ônibus. Então, clique em continuar.

Na próxima página, é possível anexar arquivos para comprovar seus motivos. Aqui, insira a versão digitalizada de sua declaração de escolaridade, que você pode pedir na secretaria de seu local de ensino. Também é interessante anexar um atestado de seu local de trabalho, incluindo o CNPJ da empresa, comprovando seu vínculo empregatício lá.

Acabou? Clique em “finalizar”.

Quinto e último passo: aguarde o andamento do processo

A adequação pode demorar até 7 dias para ser concluída. Nesse meio-tempo, é possível acompanhar o protocolo neste link.

Pode ser que você precise fornecer mais informações à SPTrans. Caso isso ocorra, seu protocolo mudará para o status “aguardando complemento de informações por parte do munícipe”. Responda o que for solicitado, e continue aguardando.

Quando o processo terminar, seu protocolo receberá o status de “finalizado”. A partir daí, você passará a receber quatro cotas por dia, assim que suas cotas atuais terminarem.

Mais dúvidas?

Você ainda tem dúvidas? Fique tranquilo (a)! Contate diretamente a SPTrans através do telefone 156.

*Com informações do Metro Jornal

SPTrans

Para ficar por dentro das últimas notícias da SPTrans como alterações de linhas de ônibus, entre outras notícias, clique aqui.

Leia também:

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Deixe um comentário