Francisco Morato deve receber nova estação ferroviária até julho de 2020
A nova estação ferroviária de Francisco Morato, na região metropolitana do Estado, está com 60% das obras civis avançadas e deve ser entregue até o final do primeiro semestre de 2020.
O Rede Noticiando visitou o canteiro de obras da nova estação no último sábado, 21 de setembro. A visita contou a participação do presidente da CPTM, Pedro Moro, e da prefeita de Francisco Morato, Renata Sene.
A estação terá em torno de seis mil metros quadrados, cinco escadas rolantes, três plataformas e uma adequação para evitar enchentes na região que afetem a estrutura.
O acesso será feito por meio de um saguão, e a passagem dos passageiros entre as plataformas será subterrânea. Toda a área por onde os passageiros circularão será coberta.
Cerca de 60% das obras civis estão avançadas, 35% das vias e 40% dos equipamentos. A demanda estimada para essa estação é de 60 mil passageiros por dia.
No local, há perspectiva de exploração comercial do espaço, informou o presidente da CPTM, Pedro Moro.
Melhorias no entorno da nova estação
A prefeira de Francisco Morato, Renata Sene, informou que estão sendo feitas obras de revitalização e há um plano de adequação de moblidade no local.
A prefeita explicou que as intervenções que estão sendo preparadas pela sua gestão no entorno da estação foi todo alinhando com o Plano de Mobilidade Urbana do município. Segundo Renata Sene, foram feitas reuniões conjuntas com a CPTM, o DAEE, para que todas as questões sejam sanadas, principalmente o novo desenho que serpa à margem da nova estação. “Um planejamento bem bacana que vai valorizar o comércio, vai valorizar a cidade, principalmente o pedestre, que tanto tem de ser valorizado em nossa cidade”, declarou à prefeita.
O deputado Jorge Wilson, popularmente conhecido como xerife do consumidor, também acompanhou a visita técnica, representando a Assembleia Legislativa. Segundo ele, houve verbas do governo estadual e federal para o tratamento de enchentes para a cidade, a fim de melhorar inclusive a circulação dos trens da Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí), e que será formada uma Frente Parlamentar em prol desta linha.
Confira algumas fotos do local:
Leia também:
- CPTM abre licitação para atualizar mapas dos trens e estações
- Cartões do Bilhete Único emitidos antes de 2014 terão saldo bloqueados
- Pagamento via cartão de crédito e débito nos ônibus já está disponível na capital
- Documentos pessoais estão entre os itens mais perdidos por passageiros da CPTM
- Uber oferece desconto para passageiros afetados por obras da linha 17
- TJ-SP determina que prefeitura suspenda mudanças no vale-transporte
- História do transporte público é contada com miniaturas no Shopping Praça da Moça
- Trem da série 2500 já está em um dos galpões da CPTM em Osasco
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.
Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.
Precisa implemetar expresso turístico entre Júlio Prestes até São Roque como havia antigamente. São Roque é a rota do vinho