agosto 5, 2020

Os trens da série 7000 e 8500 irão circular nas linhas 8 e 9 após a concessão. Frota será “emprestada” do poder concedente a concessionária.

A futura concessionária das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda vai receber da CPTM 55 trens, sendo 53 deles operacionais e outros 2 trens imobilizados que deverão ser recuperados de maneira completa.

Ao todo serão disponibilizados 40 trens da série 7000, deste 2 estão inoperantes e deverão ser recuperados, 15 trens da série 8500, e outros 6 trens da série 5400, essa última série opera na extensão da linha 8-Diamante.

Esses trens serão cedidos como “forma de empréstimo” do poder concedente a concessionária, que deverão ser devolvidos impreterivelmente no prazo máximo de 30 meses após a assinatura do contrato de concessão das duas ferrovias.

Os primeiros trens que deverão ser devolvido à CPTM são os da série 8500, em seguida, a série 7000 deverá ser devolvida, com menor quilometragem percorrida, independente da entrada em operação dos novos trens que deverão ser adquiridos pela futura operadora.

Vale destacar que a concessionária terá que comprar 30 novos trens, e a primeira composição deverá ser entregue no 12° mês de concessão, conforme calendário abaixo:

Prazos para devolução dos trens para CPTM

Audiência pública

Semana passada aconteceu uma audiência pública sobre a concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, atualmente administradas pela CPTM.

Durante essa audiência, foram conhecidos alguns dos investimentos que a futura concessionária terá que realizar nas duas ferrovias.

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.