Os municípios que serão cortados pelo Trem Intercidades (TIC), que deve ligar a capital paulista até Americana, passando por Campinas, terão audiências públicas em abril para discutir os impactos ambientais e sociais do projeto.
Inicialmente, as consultas serão realizadas apenas nos municípios envolvidos com a primeira parte do projeto, que envolve as regiões metropolitanas da capital, Jundiaí e Campinas. Mais na frente, serão feitas audiências a Baixada Santista e na Região do Vale do Paraíba, que devem fazer parte do projeto futuramente.
A expectativa é que o eixo São Paulo – Campinas seja viabilizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), que incluirá a implantação do TIC e a operação, além da manutenção e conservação da Linha 7-Rubi, hoje operada pela CPTM.
A estimativa é que esse trecho custe pelo menos R$ 7 bilhões, porém, durante uma reunião com o Conselho de Desenvolvimento da RMC em Campinas na terça-feira, dia 21, o o secretário executivo da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado, Paulo Galli, se esquivou de falar em valores.
Como deve funcionar o TIC e a Linha 7-Rubi
Galli apresentou detalhes do funcionamento dos trens na reunião em Campinas. Segundo ele, a primeira fase do TIC vai construir a ligação da estação Barra Funda, na Capital, até Campinas, utilizando a Linha-7 Rubi. O serviço expresso que percorrerá 100 quilômetros em uma velocidade média de 95 km/h até Campinas, sairá de São Paulo e fará uma parada em Jundiaí, em um tempo estimado de viagem de 1 hora e 5 minutos.
Trem parador entre Francisco Morato e Campinas
O serviço de “trem parador” entre Francisco Morato e Campinas, passando por Louveira, Vinhedo e Valinhos, terá nove paradas em 65 quilômetros. Os trens farão a viagem em 1 hora e 8 minutos. A fase 2, de Campinas a Americana, terá 36 quilômetros.
Período de transição
O secretário executivo da STM explicou ainda que haverá um período de transição da linha da CPTM até a concessão, e para o TIC serão necessárias intervenções e obras nos trilhos entre Jundiaí e Campinas concedidos pelo governo federal e por onde passam os trens de cargas.
*Com informações do ON-Campinas
Leia também:
- Prazo para alunos pedirem o Passe Livre e Escolar da EMTU já começou
- Bilhete Único Escolar de Guarulhos já possuí data para recargas
- Você já garantiu o Bilhete Único do Estudante 2020? Saiba como aqui!
- Expansão da Linha 2-Verde do Metrô até a Penha ficará pronta até 2026
- Estação Varginha da CPTM ficará pronta até julho de 2022, diz Doria
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram