Você já levou aquele “choque” ao encostar em alguém na estação ou nos trens, ou então em algum objeto no seu percurso ao trabalho? Você sabia que o ar seco aumenta as chances desse fenômeno acontecer?

Com a instabilidade no tempo, as chances do ar ficar seco são enormes, principalmente, nesta época em que estamos, quando o calor está muito forte.

A física explica:

– Nosso corpo tem eletricidade estática (carga elétrica, positiva ou negativa, que todos os materiais e pessoas possuem), que é invisível, mas sentimos quando às vezes produz os ‘choques elétricos’;

– Isso acontece quando duas pessoas se cumprimentam ou se toca no corrimão de uma escada ou em outras superfícies metálicas, barra de ferro dos trens por exemplo, os choques causados pela eletricidade estática são habituais e resultam do contato entre cargas diferentes;

– A reação aumenta quando o ar está seco, pois é isolador e não deixa que as descargas elétricas se façam de forma contínua; Com o isolamento, as pessoas concentram em si mais energia e, quando tocam em outra ou em algum outro material, com carga elétrica diferente, a descarga é maior;

– Quando o tempo está mais úmido, com a presença de água na atmosfera, as descargas acontecem com mais regularidade e, por isso, são menos notadas;

– Além do ar frio e seco, os ambientes mantidos por ar-condicionado propiciam a ocorrência deste tipo de choques, pois provocam diminuição de umidade. Nós lembra os trens com ar condicionado.

Leia também

O Rede Noticiando participou na noite desta terça-feira, 5 de fevereiro, de uma reunião com o Presidente do Metrô de São Paulo, Silvani Pereira. Confira a série de notícias sobre esse encontro:

– Presidente do Metrô fala em aposentar os trens da frota E caso Leasing seja viável

– Protocolos e procedimentos de segurança serão revisados diz presidente do Metrô

– Processo de licitação sobre as linhas 6-Laranja e 17-Ouro já estão sendo preparados, diz presidente do Metrô

– Presidente do Metrô fala sobre a instalação de portas de plataforma e a conclusão da implantação do sistema CBTC

GANHE R$ 10,00 DE DESCONTO NA RECARGA DO SEU BILHETE ÚNICO!

Você está precisando fazer a recarga do seu Bilhete ÚnicoBaixe agora o aplicativo RecargaPay. Sem cobrança de taxas, simples e rápido!

Em poucos segundos, você faz a recarga e ainda ganha R$ 10,00 de desconto utilizando o nosso Cupom de Desconto. O cupom é válido para novos usuários do aplicativo.

Confira abaixo o passo a passo:

1. Baixe aqui o aplicativo RecargaPay no Google Play ou na Apple Store.
2. Faça o login com seu e-mail, CPF ou número de telefone.
3. Selecione “Cartão de Transporte”.
4. Insira o cupom NOTICIANDO no campo “Adicionar Cupom de Desconto” no Android ou “Tenho um Cupom de Desconto” no iPhone.
5. Coloque os dados do seu cartão de crédito, por questões cadastrais, e clique em “Confirmar pagamento”. Se o valor do cupom for o mesmo do produto comprado, você não pagará nada extra.
6. Compra Finalizada.

Depois, você só precisa fazer a liberação dos créditos aproximando o seu bilhete de um validador em qualquer máquina de recarga e consulta de saldo do Bilhete Único, que ficam nas estações do Metrô, da CPTM e nos terminais de ônibus.

Importante: O cupom está ativo para ser utilizado apenas na primeira compra de novos usuários, sendo o limite de 1 compra por CPF, não podendo ter dados compartilhados com outros usuários e para as verticais de: recarga de celular, cartão de transporte, pagamentos de contas ou vale presente.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.