agosto 18, 2022

Para ter sucesso na clínica, é necessário ter uma boa gestão. Desse modo, entenda e veja  algumas técnicas infalíveis para alcançar uma excelente posição para o seu consultório odontológico.

Enxergue sua clínica como uma empresa

Alguns profissionais têm dificuldades de enxergar o seu trabalho ou serviço como um negócio. Portanto, é muito importante ver a sua clínica como uma verdadeira empresa. 

Dessa forma, para ter sucesso, é preciso fazer um estudo de planejamento, como o de gestão.

  1. Planejamento de gestão

Com esse planejamento, a sua empresa vai muito além do simples atendimento.

É necessário ter um plano financeiro bem estruturado, metas e indicadores que realmente apresentem a eficiência da sua empresa.

É importante perguntar como está o plano de marketing, os seus processos, além de escrever de fato um planejamento de olhar para cada pilar do seu negócio. 

Também é muito importante fazer um planejamento orçamentário, porque você tem a sua empresa e quer crescer e aumentar os resultados.

  1. Planejamento de marketing

É muito importante, porque uma empresa que não tem visibilidade, não tem clientes e consequentemente ela não cresce.

Em função das regras do código de ética, não é possível fazer uma oferta direta do seu serviço, mas existem várias maneiras para conseguir atrair clientes para o seu consultório.

  1. Diagnóstico

É importante analisar o mercado e entender o que o seu concorrente tem feito no mercado. Dessa maneira, fique por dentro de todas as inovações e técnicas que estão sendo utilizadas.

Saiba quem são esses concorrentes e jamais ignore as demais empresas que estão atuando no mercado, porque é através delas que é possível olhar e entender se você está agindo da forma certa.

Modelo de negócios

É necessário ter a participação do público-alvo e da persona nessa etapa. Entretanto, muitas pessoas não sabem a diferença entre eles.

O público-alvo pode se enquadrar em:

  •  Classe social;
  •  Financeira;
  •  Idade;
  •  Localização.

Já a persona é bem diferente, você precisa entender qual é a cultura, o sentimento, o pensamento e as dores do cliente.

Quando você entende qual é exatamente a sua persona, você vai saber como ofertar sua proposta de valor.

O que você tem fornecido para o seu potencial cliente é diferente do que o mercado tem oferecido. Essa é a sua proposta de valor. 

A estratégia de um posicionamento

O posicionamento é uma gestão de marca. Ou seja, ela é muito além de um símbolo e o nome, é o que representa o seu negócio.

Uma marca eficiente, em primeiro lugar, é atender o cliente com eficiência e ele sair com a sensação de que você é diferente.

Desse modo, é preciso definir em primeiro lugar quais são os seus diferenciais competitivos e o que você tem oferecido para ser um mercado que faça a diferença.

Marketing digital

Entenda quais são as ferramentas disponíveis para você utilizar a favor do seu negócio, e com isso, desenvolver as suas estratégias.

Portanto, tenha um site, construa redes sociais para postar informações, além disso, entenda qual é o grau de eficiência ao fazer isso, porquanto irá abranger um público imenso.

Caso tenha um site, potencialize ele criando uma indexação. Geralmente o seu paciente nem conhece a sua clínica, mas está buscando um determinado serviço que ela realiza.

Assim, caso o seu site seja fácil de ser encontrado, ele poderá ser reconhecido, identificado e com isso, se estiver preparado, poderá agregar um valor para construir autoridade, levando o seu cliente para o negócio.

  1. Autoridade e audiência

É necessário construir uma autoridade de audiência na internet, portanto, é preciso criar credibilidade e transmitir eficiência no seu serviço. Tenha um motivo atrativo para que o seu cliente possa contratar os seus serviços.

Hoje em dia, muitas pessoas pesquisam na mídia social referências sobre o seu trabalho. Dessa forma, faça um bom posicionamento da sua clínica e mostre que é uma referência no assunto de saúde bucal.

Tenha preços de planos acessíveis

Quando você conversa com os pacientes sobre os planos odontológicos, não precisa somente dos conhecimentos em odontologia, mas também o desenvolvimento em habilidades de vendas.

É importante ter um diferencial, por exemplo, dar uma oportunidade para microempreendedores cobrindo o plano odontologico empresarial.

A sua habilidade em vendas pode fazer toda a diferença aliada à experiência que é proporcionada ao paciente no seu consultório. 

  1. Ouça e entenda o desejo do cliente

Descubra quais são as expectativas dele em relação ao tratamento, quais são seus medos e seja honesto em relação aos resultados que conseguem ser gerados através do plano dentario empresarial.

Além das limitações e dificuldades existentes durante o procedimento do plano, diga sempre a verdade.

A primeira conversa com o seu cliente, pode fazer com ele confie ou não em você.

  1. Negocie

Aprenda a ter flexibilidade na negociação em relação à forma de pagamento. Tenha opções pré-estudadas de descontos para o seu cliente, que permita com que ele faça o tratamento com você.

Então, mostre a ele o plano odontologico empresarial preços acessíveis, e dessa forma,  essas negociações devem partir dele.

Eles geralmente sabem a melhor forma de pagamento para o seu bolso, então, procure mostrar o valor do tratamento através dos resultados obtidos, e não pelo preço em si.

  1. Boa apresentação

Prepare-se para vender. Portanto, mostre os resultados de casos semelhantes pré-selecionados antes de passar sobre os beneficios plano odontologico empresas.

Este plano de tratamento deve ser impresso em duas vias de forma que fique uma com você e a outra com o paciente.

Apresente esse plano de tratamento em uma pasta da sua clínica com a logomarca dela de maneira organizada.

  1. Faça as perguntas corretas

Não pergunte ao seu cliente se ele quer fazer o plano de tratamento, e sim como ele quer pagar o plano.

Conduzir sempre à conversa de forma gentil e entusiástica significará mais fácil o processo de venda.

Nenhum processo de venda é infalível, mas com certeza esses quatro passos poderão ajudar muito.

É sempre importante deixar tudo bem explicado para que o paciente possa entender como funciona plano odontologico empresarial.

  1. Organização do consultório

Comece pela recepção, coloque água para que os pacientes possam se servir e se sentirem confortáveis.

Após isso, dentro da sala, o primeiro passo é separar tudo o que você não utiliza para descartar.

É importante ordenar tudo pelo setor e categoria. Além disso, é essencial ter uma agenda para adicionar informações sobre o paciente ou algum pagamento. Organize os instrumentos em suas gavetas de forma etiquetada e organizada.

O paciente ao ver essa cena, e sentir o ar de organização, será possível que ele se sinta seguro e confortável, fazendo com que volte mais vezes.

De modo geral, para ter sucesso, não é só necessário ter uma gestão financeira e sim uma boa administração de todas as áreas do consultório.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Wagner Santos

Apaixonado por tecnologia, marketing digital e SEO com 31 anos e 8 de atuação nessas áreas, sou criador da Revista de Marketing e vários outros projetos online. Sempre buscando aprender o que a de melhor e mais atualizado sobre esses assuntos para trazer as melhores respostas para dúvidas nesse meio.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.