dezembro 9, 2022

Se você frequenta sites de jornais, ou se ainda lê as versões impressas de jornais e revistas, com a mais absoluta certeza já se deparou com diversos artigos de opinião. Esses textos opinativos marcam presença em todas as grandes publicações e despertam o interesse dos leitores.

Se você está interessado em aprender mais sobre o que é um texto de opinião e em como fazer um artigo de opinião, o artigo de hoje vai cobrir todos os pontos mais importantes para você entender mais sobre como escrever um artigo de opinião sobre qualquer tema. 

O que é um artigo de opinião

Fonte: pexels.com

Se você está interessado em artigos de opinião, primeiramente é importante conhecer algumas das características mais importantes desse gênero textual tão fascinante e que mesmo ao longo dos anos nunca perde a sua relevância.

A seguir vamos falar sobre algumas das características que você deve conhecer para realmente entender o que é um artigo de opinião. 

Artigos no jornalismo

Para começar a falar sobre artigos de opinião, primeiro precisamos definir o significado de artigo para o jornalismo. Quando se fala em artigo no jornalismo, essa palavra tem um significado diferente do que quando falamos sobre em outros contextos como, por exemplo, no ambiente acadêmico.

Se você falar sobre artigos com um pesquisador em uma instituição de ensino superior, ele irá com toda a certeza pensar em artigos científicos nos quais um pesquisador apresenta o desenvolvimento e os resultados da sua pesquisa acadêmica. Porém, no jornalismo não é disso que se trata um artigo.

Quando se fala em artigo no jornalismo, a ideia é de um texto com teor mais opinativo. Diferente de reportagens que tem apenas o objetivo de informar o leitor sobre algum acontecimento relevante na sociedade, o artigo é uma forma de uma pessoa com opiniões relevantes sobre um determinado tópico compartilhar suas opiniões com leitores interessados no mesmo tema.

Temas relevantes

É claro que para que algo seja escrito, é importante que o tema em questão seja relevante para um público interessado. Os temas relevantes para um artigo de opinião são inúmeros e demonstram bastante variedade dependendo do veículo de publicação e do público alvo do mesmo.

Meios de comunicação com foco em entretenimento podem ter artigos de opinião sobre produções de ficção como filmes, jogos de videogame ou livros. Enquanto locais com um foco maior em acontecimentos reais podem ter artigos de opinião sobre tópicos como política, economia e educação.

Quem escreve artigos de opinião

O tipo de pessoa que pode ser um autor de artigo de opinião é tão variado quanto os temas que podem ser utilizados como base para a escrita desses artigos. Qualquer pessoa que tenha um certo nível de domínio sobre um tema relevante para a publicação e tenha opiniões que possam ser compartilhadas com o público pode escrever um texto expressando suas opiniões.

É comum que esses textos sejam escritos por especialistas em uma área relacionada ao tema em questão. É necessário que o autor do artigo seja alguém com conhecimento teórico o suficiente para poder expressar suas opiniões sobre o tema com a habilidade que só um especialista é capaz de ter.

Como fazer um artigo de opinião

Se você está interessado em fazer o seu próprio artigo de opinião, não se assuste, a prática é bem mais simples do que você imagina.

É claro que você não vai sair do zero e em seguida publicar seus textos em grandes publicações do país, porém com o avanço de portais colaborativos na internet, é possível encontrar um público para compartilhar as suas opiniões sobre um determinado tópico.

Estrutura básica

А estrutura básica dos modelos de artigo de opinião não difere muito de outros tipos de texto, algo que você pode observar em exemplos de artigos de opinião. Sempre é necessário incluir introdução, desenvolvimento e conclusão em qualquer gênero textual, porém a forma específica de fazer isso vai depender da categoria do texto sendo produzido no momento. 

Informações importantes

Se você vai expressar suas opiniões sobre um determinado tema, é importante que as informações mais importantes sobre esse tema sejam apresentadas para o leitor. Afinal, é impossível fazer uma leitura sobre as opiniões de um indivíduo sobre um tema sem saber do que se trata o tema em questão. Por isso, sempre faça uma introdução do tema que você vai discutir no texto.

Como expressar opiniões

Ao fazer um texto de opinião é necessário que você pratique sua capacidade de expressar opiniões sobre um determinado assunto. É preciso ter domínio o suficiente sobre o tema para que as opiniões expressadas sejam justificadas de forma adequada sem que o autor acabe caindo em uma armadilha de saber o que pensa sobre o assunto, porém não saber como expressar isso.

Para melhorar suas habilidades de expressar opiniões pode ser interessante praticar a escrita de artigos e refletir sobre o que o levou a ter determinadas opiniões sobre um tema qualquer. 

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *