SPTrans não deve alterar frota de ônibus antes da reabertura da fase amarela

SPTrans não deve alterar frota de ônibus antes da reabertura da fase amarela
Ônibus que circula pelas ruas da cidade de São Paulo (Foto: Nicolas Silva)

A SPTrans informou que não deve alterar a frota de ônibus na cidade de São Paulo antes da reabertura dos serviços da fase amarela.

A SPTrans, empresa que gerencia o transporte público na capital paulista, informou na sexta-feira, dia 26 de junho, que não deve alterar a frota de ônibus da cidade de São Paulo antes da reabertura dos serviços que ocorrerá na fase amarela, que permite que salões de beleza, restaurantes e bares retornem às suas atividades. No entanto, passageiros que utilizam o transporte público reclamam de superlotação nos horários de pico.

Desde quinta-feira, dia 25, a Prefeitura de São Paulo retirou cerca de 988 ônibus das ruas, o que representa uma diminuição da frota de quase 8,5%. Os ônibus passaram de 11.779 para 10.791.

Segundo a gestão municipal, antes da pandemia, o sistema transportava 3 milhões e 300 mil pessoas, por dia. Com o isolamento social, a capacidade do transporte público da capital foi reduzida para 1 milhão e 300 mil passageiros, por dia, número que vem sendo mantido, de acordo com a SPTrans. A empresa diz que a redução da frota foi adotada em linhas que tem oferta de ônibus maior que a procura de passageiros, no entanto, quem usa o transporte relata que é impossível manter o distanciamento dentro dos ônibus, muito menos um lugar pra sentar.

Com a mudança da capital para a fase amarela anunciada na última sexta-feira, dia 26, restaurantes, bares e salões de beleza poderão reabrir, além dos shoppings, que poderão atender duas horas a mais por dia, passando o expedindo diários de 4h para 6h. A expectativa é que, com isso, o número de passageiros aumente ainda mais.

Reclamações

Mesmo com as reclamações dos passageiros, a a SPTrans informou que não deve ter alteração no sistema de ônibus antes da reabertura dos serviços que ocorrerá na fase amarela. O órgão diz que continua monitorando a demanda de passageiros para realizar ajustes operacionais se constatada a necessidade.

Metrô e CPTM

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos informou que esta semana o número de passageiros caiu 65% e que monitora o sistema. Ainda, segundo a pasta, é possível colocar mais trens nas linhas para evitar aglomerações. A Secretaria disse ainda que a retomada das atividades prevê a circulação de trabalhadores fora dos horário de pico.

*Com informações do G1

SPTrans

Para ficar por dentro das últimas notícias da SPTrans como alterações de linhas de ônibus, entre outras notícias, clique aqui.

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Estudante de Direito e formado em Gestão Pública, com mais de 10 anos de experiência como setorista especializado em mobilidade e transportes. Apaixonado por informar e debater soluções para os desafios urbanos, é o criador da Rede Noticiando, um portal de referência para quem busca entender e acompanhar as principais novidades e tendências do setor. Quer falar com o Igor? Envie e-mail para [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *