agosto 12, 2020

O sindicato dos Ferroviários da Zona Sorocanaba, por meio do presidente interior, José Claudinei Messias, divulgou uma carta questionando o governo de São Paulo pela baixa operacional dos trens das série 1700 e 2100.

A entidade representa os empregados da linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

O sindicato informou que, em visitas periodicas nas oficinas da CPTM, “um fato triste chama a atenção dos representantes sindicais da categoria: ver diversos trens da série 2100 paralisados nos Pátios de Santa Terezinha e Presidente Altino, e em flagrante estado de sucateamento”.

Série 2100
Foto: Mario Musial – Rede Noticiando

Em nota divulgada a imprensa o sindicato disse que “é lamentável conviver com o descaso e o desperdiço de dinheiro público aliado ao sucateamento e desprestígio da indústria ferroviária. É muito importante a modernização da frota para que os passageiros tenham maior conforto e segurança dos ferroviários, mas defendemos que isso deve estar alinhado a economia de dinheiro público”.

Retirada dos trens da série 1700 e parte da 2100

No ano passado, após todos os 30 trens da série 9500 serem entregues para a Linha 7-Rubi, a CPTM retirou de circulação todos os trens remanescentes da série 1700.

Já em relação aos trens da série 2100, a CPTM reformulou a frota de trens na Linha 10-Turquesa, remanejando trens da Linha 9. Desta forma, o ramal que liga o Brás até Rio Grande da Serra passou a operar com trens da série 7000, além da série 3000 e 7500. Atualmente, restam poucas unidades da série 2100 em operação e são usadas como reserva técnica.

Trens da série 5000 (atual 5400)

A entidade citou ainda a situação dos trens da série 5000, os “fepasões”, que no passado chegaram a operar com 12 carros. Hoje, alguns poucos trens dessa série continuam em operação, na extensão da linha 8-Diamante, entre Itapevi e Amador Bueno. A série foi renomeada para 5400 e opera com apenas 4 carros.

Série 5400
Trens da série 5400 utilizados na extensão da Linha 8- Foto: Lucas Mendes.

O sindicato concluiu dizendo que “é difícil entender porque motivo suas estruturas não foram modernizadas”.

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.