setembro 24, 2020

Baldy revelou os erros do projeto da linha 15-Prata que subestimou o aumento da demanda, e a projeto dos trens em suportar esse aumento.

O secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, revelou durante uma entrevista ao programa 90 minutos da Rádio Bandeirantes, que a Bombardier reconheceu que o monotrilho da linha 15-Prata tem um erro de projeto nos trens quanto à possibilidade de suportar a demanda.

Durante a entrevista, Baldy deu a entender que o consórcio CEML, formado pelas empresas OAS, Queiroz Galvão e Bombardier, subestimou o impacto do aumento da demanda do monotrilho, que praticamente quadruplicou num intervalo curto, de apenas um ano.

Segundo Baldy, o relatório preliminar apresentado pela fabricante canadense apontou a necessidade da troca de peças nos conjuntos de rodas, mas sem detalhar quais componentes não suportaram a carga mais elevada de passageiros nos trens do monotrilho.

Também foram encontrados 195 pontos na via que precisaram sofrer intervenções. Por isso, foi necessária a troca de peças que compõem o jogo de rodas dos 27 trens que operam na linha. Tal ação acabou reconhecendo que o projeto não estava “adequado”.

Monotrilho já pode voltar a funcionar parcialmente

Baldy chegou a ser questionado sobre a demora para retomar a operação do monotrilho e explicou que a linha já pode funcionar parcialmente. Entretanto, com as medidas de contingenciamento social e o afastamento dos funcionários do Metrô que fazem parte do grupo de risco, causados pelo novo coronavírus (Covid-19), esta ação foi adiada.

O monotrilho está fechado há quase dois meses e os passageiros estão sendo atendidos, desde então, por ônibus do Paese entre as estações Vila Prudente e São Mateus.

Veja a entrevista completa no vídeo abaixo:

Datena conversa com o Sec. Estadual de Transportes sobre a maior movimentação na capital paulista

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.