A Prefeitura de São José dos Campos apresentou na segunda-feira, 10 de agosto, o seu projeto de ônibus elétrico articulado. O sistema que recebeu o nome de Veículo Leve sobre Pneus (VLP), terá ônibus que irão circular na Linha Verde, um tipo de corredor sustentável que vai interligar as regiões sul e leste, a região central.
Quem vai fornecer os veículos do VLP é a fabricante chineses especializada em mobilidade sustentável, a BYD, em parceria com a Marcopolo.
Após a homologação, será dado início a produção em série dos veículos, que devem ser entregues até outubro de 2021.
O diretor da Divisão de ônibus da BYD Brasil, Marcelo Von Schneider, disse o que “São José é a primeira cidade do Brasil a criar um viário 100% não poluente do Brasil, pois entendeu a importância de adotar ônibus elétricos como um aliado no combate às emissões de gases poluentes em larga escala. Além disso, quando a cidade implementa um corredor expresso, ela reorganiza o tráfego e tira mais ônibus a diesel de circulação, impactando diretamente na saúde da população”.
Sobre o veículo
O ônibus possuí 22 metros de comprimento, baterias de fosfato de ferro (LifePO4), com autonomia de até 250 km com uma carga completa de três horas e capacidade para 168 passageiros, além dos espaços para cadeirantes.
O diretor do Negócio Ônibus da Marcopolo, Rodrigo Pikussa afirmou que “com essas inovações, o transporte coletivo de São José dos Campos atinge um novo patamar, alinhado às necessidades da mobilidade mundial com relação à proteção da saúde dos passageiros”.
Em relação aos principais itens de série do chassi estão a coluna de direção regulável, ajoelhamento bilateral, regulamento de altura, sistema antichamas, tacógrafo digital, rodas de alumínio e suspensão pneumática integral.
Ficha técnica do VLP
- – Primeiro chassi articulado 100% elétrico do fabricado no Brasil
- – Autonomia de 250km com baterias de fopsfato de ferro lítio (LifePO4)
- – Tempo de recarga média de 3 horas (0% a 100%)
- – 4 motores ligados diretamente aos eixos, com potência máxima de 804CV
- – Suspensão pneumática integral com ajoelhamento bilateral
- – sistema antichamas
- – Design moderno, arrojado e atraente com faróis em full led
- – Comprimento de 22m; Largura 2,6m; Altura 3,7m
- – Capacidade: 60 passageiros sentados + 108 passageiros em pé + espaço para cadeirantes totalmente acessível
- – Poltronas estofadas, com encosto de cabeça e entrada USB
- – Portas pantográficas com sistema antiesmagamento
- – 6 câmeras de alta definição, duas delas com infravermelho, em substituição aos retrovisores externos e internos
- – 2 monitores de 15,6” instalados no teto, com rádio e alto-falantes para entretenimento e geolocalização, e disponibilização de Wi-fi a bordo
- – Ar-condicionado com renovação completa de ar a cada 3min (conceito aeronáutico)
- Tecnologia BioSafe
- – Sistema UV-C de desinfecção do ar-condicionado
- – Acabamentos com aditivos antimicrobianos nas superfícies de toque
- – Estofamentos com aditivos antimicrobianos
Transporte sobre trilhos
Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.
Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.
E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram