agosto 18, 2022

Veja os itens que merecem atenção na hora de fechar negócio para evitar possíveis transtornos

A vistoria feita previamente à compra ou à locação de um imóvel é um procedimento muito importante, pois é através dela que são verificadas se todas as informações apresentadas pelo vendedor ou locador estão realmente de acordo com o contrato. É muito comum na hora de comprar ou alugar um imóvel dar mais atenção a valores, localização e estética, porém uma inspeção mais detalhada pode evitar uma série de conflitos futuros com o proprietário, além da insatisfação com o patrimônio adquirido.

A inspeção precisa ser feita antes da assinatura do contrato final, na presença das duas partes, e pode ser realizada pelo próprio locador ou comprador. Também pode ser realizada por um funcionário da imobiliária, ou profissional contratado para o serviço, como, por exemplo, arquitetos, engenheiros civis ou bombeiros hidráulicos.

Após realizada a inspeção, é emitido um laudo pelo profissional, em que consta tudo que foi encontrado na propriedade e todas as condições do imóvel no momento da averiguação.

Veja os itens essenciais que devem ser verificados na vistoria do imóvel.

  • Verificar a parte elétrica

É muito importante a verificação de toda a parte elétrica do imóvel, interna e externamente, principalmente em imóveis mais antigos. Averiguar se as tomadas funcionam, se as luzes acendem normalmente, se a caixa de disjuntores está de acordo com as normas, além de verificações técnicas em relação a superaquecimento e problemas nos fios.

  • Testar todo o sistema hidráulico

Outro ponto é o teste que deve ser feito em todo o sistema hidráulico, para que não haja problemas futuros. Canos, torneiras, chuveiros, válvulas e pias da cozinha e do banheiro precisam ser testados para a constatação de possíveis vazamentos ou entupimentos.

Também é importante verificar se não há infiltrações ou vazamentos na tubulação do imóvel.

  • Pintura, rachaduras, pisos, revestimento e forro

Toda a infraestrutura precisa ser verificada e, se possível, documentada em fotos. A situação da pintura, pisos, revestimentos, rejuntes, forro e telhado e possíveis rachaduras necessitam de muita atenção na hora da elaboração do laudo. Outro item referente à infraestrutura é o nivelamento do imóvel, que precisa ser adequado.

  • Portas e janelas

Nas portas e janelas de vidro ou ferro, é importante que não haja trincos e ferrugem, e a condição dos vidros e a pintura das mesmas precisa estar de acordo. Já para as portas de madeira é necessário verificar possíveis focos de cupim, e também precisam estar abrindo e fechando sem esforço.

Tudo precisa ser feito com o máximo de atenção, para que nada passe despercebido no momento da elaboração do laudo técnico. Seja na compra direta com o proprietário, ou através de imobiliárias ou leilão de casas, a vistoria é essencial para o resguardo de ambas as partes e o sucesso na negociação do imóvel.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando — A serviço da informação!

Flávia Viana

Jornalista e editora convidada do Rede Noticiando. Contribui com pautas sobre saúde, tecnologia, aplicativos e mobilidade urbana.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.