Educação financeira: veja 4 passos para saber como gastar o seu dinheiro
Fazer um planejamento financeiro irá garantir tranquilidade para as suas finanças
Mexer com dinheiro é um desafio para boa parte das pessoas. Pagar as contas, quantificar quanto gasta e fazer um controle das suas finanças é geralmente algo impossível de ser completado. Alguns até possuem vontade de investir e render uma renda extra, mas boa parte acaba não tendo dinheiro sobrando após quitar as dívidas.
Segundo dados da Serasa, 61,4% dos brasileiros estão inadimplentes. Deste número, muitos possuem dívidas altas de cartão de crédito, financiamentos e empréstimos bancários. Com as altas taxas de bancos e os preços subindo a cada dia, ter noção sobre educação financeira pode auxiliar nas contas mensais.
O que é educação financeira?
Um dos primeiros passos para controlar os gastos é entender sobre educação financeira, que nada mais é do que o processo em que um indivíduo busca conhecimento para lidar com o dinheiro de forma mais consciente e inteligente. A ideia é que o aprendizado seja convertido em ações e em um comportamento prático, pois a educação financeira qualifica as tomadas de decisão em compras e gastos.
Listamos aqui alguns passos para entender um pouco mais sobre educação financeira e praticar nas suas finanças.
1 – Entender suas dívidas
Antes de verificar no que investir, é importante entender o seu momento financeiro. O primeiro passo para quitar as dívidas é ter a real dimensão dos seus gastos, por isso faça uma lista com todas as suas dívidas.
Além disso, é preciso entender também a microeconomia dos produtos que mais consome e também a macroeconomia, que permite assimilar o cenário mais amplo no qual o país está inserido.
2 – Faça um controle de gastos
Para ter educação financeira, é preciso ter total conhecimento sobre as próprias finanças; para isso, deve-se registrar tudo o que gastar. Esse é o ponto de partida para tomar decisões mais assertivas, pois é possível somar, diminuir, multiplicar e dividir as variáveis e entender melhor quais hábitos devem ser controlados. Contratar um crédito pessoal também pode auxiliar neste controle, pois poderá render um dinheiro extra.
3 – Analise riscos e oportunidades
Estudar opções de investimento envolve procurar as melhores oportunidades, portanto analisar riscos em cada compra é imprescindível para uma boa educação financeira.
A tomada de decisões e de atitudes corretas, o que vale especialmente para os empreendedores, são um grande passo.
4 – Faça um planejamento
Quanto tempo consegue sobreviver sem ganhar o seu salário? Responder a essa pergunta irá te ajudar a fazer um planejamento financeiro. Estabeleça prioridades nos seus gastos e planeje o futuro. Ter uma liberdade financeira é um grande passo para alcançar uma aposentadoria mais confortável.
REDE NOTICIANDO
Siga nossas redes sociais e fique bem informado!
Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.
Rede Noticiando — A serviço da informação!