novembro 27, 2022

Confira algumas dicas simples que podem ajudar a sanar dúvidas no momento da escolha de um veículo novo

Comprar um carro para a família é o sonho de muita gente, mas com tantos modelos disponíveis no mercado pode parecer um pouco confuso, e muitos inclusive nem sabem por onde começar a pesquisa. É preciso compreender que cada família possui um estilo de vida e necessidades diferentes, e entender quais são esses pontos já é um passo na direção certa para escolher o veículo ideal.

Depois de ponderar as reais necessidades da família, fica mais fácil escolher o carro, mas ainda existem alguns pontos a serem levados em conta. Pensando nisso, separamos algumas dicas e características que devem ser analisadas e que fazem parte para uma tomada de decisão mais acertada. Confira:

Tamanho do veículo

Um dos primeiros critérios a ser considerado é o tamanho do carro, e essa análise não fica limitada apenas ao tamanho do veículo em si, mas também ao espaço interno disponível. Nesse momento, deve ser feito o questionamento de quantas pessoas vão ocupar esse carro no dia a dia ou ainda se são crianças, se é necessário espaço para cadeira de bebê, e se é preciso um carro de 5 ou 7 lugares. Para responder esses tipos de questionamento, é preciso verificar a distância entre os eixos do carro, pois, quanto maior a distância, mais espaço interno disponível.

Ainda nessa categoria, é preciso verificar o porta-malas do veículo. Caso a família viaje com frequência, é necessário espaço para acomodar bagagens; se a família possui um bebê, o porta-malas precisa comportar um carrinho e todos os acessórios da criança. Nessa categoria, os modelos SUVs acabam sendo mais vantajosos.

De olho no consumo

Segundo uma pesquisa feita pela Bloomberg, o brasileiro dedica cerca de 4,62% de seu ganho diário a combustível, ou seja, o consumo do veículo impacta diretamente as finanças da família de forma expressiva. Portanto, ao escolher um carro, deve-se levar em consideração a sua eficiência e optar por modelos que possuem maior quilometragem por litro. A maioria dos modelos hatch, por serem mais leves, é mais econômico que seus pares sedan e SUV.

Manutenção e segurança

Além do custo com o combustível, a segunda maior despesa com veículos é a manutenção. Deve-se ficar muito atento ao IMV (Índice de Manutenção Veicular) de cada modelo; esse índice é medido em uma escala entre os valores 10 e 60, sendo 10 um veículo com manutenção mais barata e 60 sendo mais cara. Muitos veículos que inicialmente são mais caros que os modelos populares acabam possuindo uma manutenção mais em conta, e precisam passar por menos consertos ao longo da vida útil.

O item de segurança deve ser revisado com muita calma, e deve ser considerado um modelo que possui os itens de série obrigatórios de segurança (cintos e airbag frontal), mas que incluem também os itens secundários, como freio ABS, controle de estabilidade e airbags laterais.

Por fim, o custo

Depois de revisados todos esses itens, é possível encontrar um modelo que seja compatível com a necessidade da família e que se enquadre nesses requisitos. Assim, o dinheiro investido nesse bem vai atender todas as necessidades, além de sua manutenção caber no bolso. Vale lembrar que existem muitas opções de carros seminovos com pouco tempo de uso e por um valor muito mais acessível que um veículo 0 km. 

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando — A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *