julho 1, 2022

Saborear um delicioso sorvete é uma ótima opção para se refrescar nos dias de calor, se divertir ou mesmo passar um tempo na companhia de alguém que gostamos. E dentre as tantas variedades e sabores que existem, o sorvete expresso é prático e versátil na medida certa para uma experiência incrível.

Por isso, ao se decidir por vender sorvete expresso, é importante garantir ao cliente as melhores opções. Não apenas variedade de sabores, acompanhamentos e recipientes. Uma receita deliciosa faz toda a diferença, mas é preciso manter o sorvete em condições adequadas e por isso muitos se perguntam qual é a temperatura ideal do sorvete expresso.

O que é sorvete expresso?

A máquina de sorvete expresso deixou de ser uma novidade para se tornar sinônimo de praticidade e sucesso de vendas. Não é algo que surge do nada, é preciso investir em bons equipamentos e preparar um sorvete que será diferencial entre tantas opções de concorrência.

O sorvete expresso é um tipo de sorvete mais cremoso, servido geralmente em casquinhas ou copinhos diretamente da máquina, que já porciona o produto no recipiente a ser consumido no sabor da calda preparada e devidamente inserida nas cubas de refrigeração.

Cuidados com o sorvete expresso

Por ser um alimento que deve ser consumido gelado para atingir o máximo de eficiência em sabor e textura, é importante tomar os devidos cuidados para a manutenção do sorvete expresso, como:

  • Qualidade da receita e de seus ingredientes;
  • Limpeza;
  • Manutenção adequada da máquina de sorvete;
  • Manutenção de temperatura adequada.

Qual a temperatura ideal do sorvete expresso?

Pensar a temperatura ideal de manutenção do sorvete expresso é uma questão que está diretamente ligada ao fato de que se trata de um produto que é frágil às suas variações. Ou seja, em altas temperaturas o sorvete derrete e deixa de sê-lo.

Por isso, ao regular sua máquina de sorvete, para além da densidade do sorvete – se é mais mole ou mais consistente –, é importante estar de olho na temperatura.

De modo geral, as temperaturas do sorvete expresso são mais moderadas que sorvetes tradicionais, por exemplo. O sorvete expresso pode ser servido em temperaturas que variam entre -4°C e -6°C, cerca de dez graus acima do sorvete tradicional.

Isso se dá basicamente por sua textura ser mais cremosa e aveludada. Da mesma forma é preciso atenção pois, ao se manter numa faixa de temperatura mais branda, ele também pode perder textura rapidamente ou cristalizar em variações menores.

O fato de poder ser mantido em uma temperatura mais amena que outros tipos de sorvete se traduz em outra vantagem interessante do sorvete expresso, pois o mesmo não precisa de adicionais como aromatizantes e gorduras para amenizar a perda de percepção de sabor por causa da temperatura extremamente baixa.

Temperatura e textura do sorvete expresso

A relação entre temperatura e textura de um sorvete expresso é muito tênue e, dessa forma, deve ser pensada com cuidado para que não haja consequências desagradáveis aos consumidores. Por isso, é importante procurar receitas que facilitem a regulagem de temperatura sem perder a qualidade do produto.

Por exemplo: a preparação da calda base de um sorvete expresso deve ser feita com uma quantidade moderada de açúcares, de modo a dificultar a cristalização e ressecamento em temperaturas muito baixas. Mas isso precisa ser aliado à manutenção na faixa de temperatura condizente, senão o efeito oposto pode ocorrer.

O importante é não deixar de seguir os critérios necessários e por sua vez garantir um sorvete gostoso, na temperatura certa e que traga alegria e desejo de retorno a seus clientes.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando — A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.