julho 2, 2022

Temos a responsabilidade, como cidadãos e dependentes dos recursos naturais, de zelar pela preservação da natureza. Isso quer dizer que em nosso dia a dia devemos pensar sobre os impactos ambientais que nossas atitudes e consumosestão gerando.

Por isso adquirir um painel fotovoltaico é necessário para um consumo consciente de energia. Mas, o que muitos se perguntam é se este painel gera energia em dias nublados. Vamos descobrir?

O que é um painel fotovoltaico?

O painel solar, ou placa solar fotovoltaica, é um equipamento que capta a energia da luz do sol e a transforma em energia elétrica. Em sua composição, o painel fotovoltaico já possui células solares que captam a luz solar e sua função é converter a energia solar em energia elétrica.

Depois de captar a energia solar, que está em forma de corrente contínua, o inversor solar irá transformar em corrente alternada, para ser possível a utilização em nossas residências, por exemplo.

Essa energia captada pode ser utilizada na mesma hora, sem tempo de espera. E o que não é usado, é armazenado na própria rede elétrica.

É bom lembrar que essa forma de produzir energia é chamada de energia limpa porque não é poluente e nem gera impactos ambientais como a energia produzida por usinas. Isso ajuda a diminuir o desmatamento, a poluição e o efeito estufa. Com isso, os maiores benefícios do painel fotovoltaico são:

  • Sustentabilidade;
  • Economia de consumo de energia;
  • Economia financeira;
  • Pouca necessidade de manutenção (somente de limpeza).

E os dias nublados?

Embora possamos ver essas enormes vantagens em adquirir um painel fotovoltaico, somos levados a pensar que eles não têm a capacidade de gerar energia em dias nublados.

Isso porque, se um painel fotovoltaico capta a luz solar para transformá-la em energia, é preciso que o sol esteja visível para que isso ocorra, certo?

Errado. Mesmo em dias nublados, o sol está presente, embora não o vejamos. Portanto, os raios solares são capazes de atravessar as nuvens, chegando até a terra. Podemos perceber isso, por exemplo, porque mesmo quando está nublado, ainda há luz natural (do sol) durante o dia, ainda sentimos calor etc.

Isso também acontece em dias de chuva. O sol é uma estrela central e sua energia e calor não é barrada por nuvens e/ou por chuva. Inclusive, em dias de chuva, há uma higienização natural do painel fotovoltaico, o que já nos ajuda na manutenção da limpeza, não é mesmo?

Potência de energia em dias nublados e chuvosos

Já sabemos, então, que o painel fotovoltaico funciona normalmente em dias nublados e em dias de chuva. Porém, é importante fazermos um adendo: há, obviamente, uma diminuição da potênciade captação de energia, já que não há uma incidência forte dos raios solares.

Porém, não se preocupe, você e/ou sua empresa não ficarão sem eletricidade. A energia gerada em dias de sol irá manter a energia elétrica normalmente, mesmo que em dias nublados e chuvosos haja uma diminuição na potência da energia solar.

À noite, por exemplo, único momento em que realmente não há raios solares, a energia acumulada será utilizada para manter a energia elétrica do local onde o painel fotovoltaico está instalado.

O sol é nossa fonte de energia principal e sem ele não há vida. E é a energia limpa que o painel fotovoltaico utiliza, da potência do nosso sol, para gerar energia elétrica sem causar danos ao meio ambiente.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando — A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.