agosto 4, 2020

Os ônibus da capital paulista continuam trafegando lotados mesmo com a recomendação da prefeitura para que os veículos viajassem apenas com passageiros sentados.

O intuito da orientação era de evitar aglomerações no transporte público e, consequentemente, minimizar o risco de contaminação do novo coronavírus (Covid-19).

Na sexta-feira passada, dia 12 de junho, o secretário de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, apresentou seu pedido de exoneração do cargo, após o prefeito Bruno Covas ameaçar demiti-lo caso os ônibus continuassem circulando cheios.

Nesta terça-feira, dia 16 de junho, ainda era possível ver os coletivos partindo lotados dos pontos, principalmente em regiões de extremos, caso do extremo sul e do extremo leste da capital.

Os coletivos estão cada vez mais cheios, com a flexibilização da quarentena e a reabertura de parte do comércio não essencial na cidade.

Falta fiscalização nas ruas

Um motorista de ônibus, que pediu para não ser identificado, relatou ao Jornal Agora que, os coletivos circulam cheios de passageiros pois não há fiscalização nas ruas e corredores. Segundo ele, somente nos terminais há fiscais.

Rotina voltando ao normal

A lotação dos ônibus na capital está bem próxima do que era antes da pandemia. Basta analisar os pontos de ônibus nos horários considerados de pico, seja de manhã ou no final da tarde, além dos veículos viajando lotados.

Frota de ônibus

A frota em funcionamento na segunda-feira, dia 15, foi de 11.828 carros, representando 92,31% da frota operacional. Os veículos atendem 1.266 linhas para uma demanda de 1,3 milhão de pessoas, segundo registrado na sexta-feira, dia 12.

Neste momento não é possível colocar 100% da frota de ônibus nas ruas

Foi o que disse o então secretário de Mobilidade e Transportes da capital, Edson Caram, durante uma reunião na semana passada com representantes do Sindmotoristas, donos das empresas de ônibus e representantes da Câmara de Vereadores.

O motivo é o afastamento de funcionários das empresas que fazem parte do chamado grupo de risco.

SPTrans

Para ficar por dentro das últimas notícias da SPTrans como alterações de linhas de ônibus, entre outras notícias, clique aqui.

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.