agosto 8, 2020

Percorrendo toda a extensão da Avenida Paulista é possível descobrir uma porção de endereços interessantes e de grande importância para a cultura e a arte nacional. Existem museus, centros culturais, espaços para exposições, espetáculos de dança e música.

Com esse leque de atrações artístico-culturais não é à toa que a avenida é uma das mais famosas avenidas da cidade de São Paulo. Para ter ajudar separamos oitos pontos turísticos na Avenida Paulista:

1. Parque Trianon

O Parque Tenente Siqueira Campos, mais conhecido como Parque Trianon é um alivio de área verde na Avenida Paulista, com seus mais de 48 metro quadrados, possui espécies remanescentes da mata atlântica e plantas exóticas, foi projetado pelo paisagista frânces Paul Villon e o inglês Barry Parker, um ano após a abertura da Avenida Paulista em 1891, o nome Trianon é devido ao extinto Clube Trianon que se localizava onde hoje está o Masp.

Localização: Altura do número 1500 da Avenida Paulista (próximo a estação Trianon-Masp da Linha 2 – Verde), em frente ao MASP, entrada também pela Rua Peixoto Gomide, 949.
Funcionamento: Diariamente, das 06h às 18h.

2. Itaú Cultural

Concebido por Olavo Egydio Setúbal, o espaço mantido pelo banco Itaú oferece aos visitantes atividades voltadas para as artes visuais e tecnológicas, espetáculos de dança, teatro, música, entre outras intervenções artísticas.

É também um dos principais espaços de exposição da cidade de São Paulo, contando com um acervo próprio sobre a história do Brasil.

Localização: Avenida Paulista, 149 (próximo a estação Brigadeiro da Linha 2 – Verde).
Funcionamento: De terça a sexta das 09h as 20h, sábado, domingo e feriado das 11hh as 20h.
Entrada e atividades gratuitas (retirada de ingresso na bilheteria com duas horas de antecedência da apresentação para público preferencial e uma hora para o público geral).
Site: http://www.itaucultural.org.br/

3.MASP

O Museu de Arte de São Paulo (Masp) é considerado um dos pontos turísticos mais importantes da Avenida Paulista e de São Paulo. Conta com um acervo próprio no qual há obras de diversos nomes importantes das artes como Picasso, Monet, Van Gogh e os brasileiros Di Cavalcanti e Portinari. De tempos em tempos também cede o seu espaço para mostras temporárias.

Além da programação artística, o MASP chama a atenção por sua arquitetura. O espaço idealizado pelo paraibano Assis Chateaubriand foi projetado pela arquiteta italo-brasileira Lina Bo Bardi.

Localização: Avenida Paulista, 1578 (próximo a estação Trianon-Masp da Linha 2 – Verde).
Funcionamento: Terça: 10h às 20h (bilheteria aberta até 19h30), quarta-feira a domingo: 10h às 18h (bilheteria até 17h30)
Entrada gratuita nas terças e para pessoas com deficiência mais um acompanhante.
Ingresso: R$40 (inteira) e R$20 (meia-entrada).
Site: www.masp.org.br/

4. Centro Cultural Fiesp

O Fiesp foi inaugurado em 1964, ele é palco de diversas atividades artísticas, o Centro Cultural Fiesp também está na lista de endereços que merecem uma visitinha na Avenida Paulista. O local é tão movimentado que chega a receber cerca de 200 mil visitantes por ano.

Além de conferir as atrações artístico-culturais como exposições, espetáculos de música e teatro, o endereço abriga uma livraria e uma charmosa cafeteria.

Localização: Avenida Paulista 1313 (próximo a estação Trianon-Masp da Linha 2 – Verde) .
Funcionamento: Galeria de Arte; diariamente das 10h às 20h, Teatro, Mezanino e Galeria de Arte Digital, conforme as data e horários da programação.
Entrada e atividades gratuitas (Os ingressos para apresentações no teatro devem ser agendados pelo Meu Sesi, nos dias 10 e 25 de cada mês a partir as 08h ou adquiridos na bilheteria se ainda tiverem disponível no dia do evento).
Site: http://www.sesisp.org.br/cultura/

5. Casa das Rosas

A Casa das Rosas é um casarão no estilo clássico francês, localizado na Avenida Paulista. O espaço dedicado para literatura, exposições, entre outras intervenções artísticas, ainda proporciona ao visitante a sensação de estar visitando o passado de São Paulo.

A casa antiga, de 1935, preserva os jardins e terraço que dá para frente da Avenida. No local também são oferecidos cursos e oficinas relacionados com a arte. A entrada também é gratuita.

Localização: Av. Paulista, 37 (próximo a estação Brigadeiro da Linha 2 – Verde).
Funcionamento: De terça á sábado das 10h ás 22h e domingo e feriados das 10h as 18h.
Entrada e atividades gratuitas.
Site: http://www.casadasrosas.org.br/

6. Japan House

Casa do Japão ou Casa Japonesa em português, o Japan House é um centro cultural com a arquitetura inovadora do arquiteto Kengo Kuma, que busca mostrar uma visão do Japão moderno para o mundo, trazendo um intercâmbio cultural através da arte, tecnologia, educação e gastronomia. Além dos espaços expositivos, possui biblioteca, loja, cafeteria e o restaurante Junji Sakamoto do chef Jun Sakamoto. Fora ser um passeio gratuito na Avenida Paulista, o Japan House possui atividade gratuitas para o público.

Localização: Avenida Paulista, 52 (próximo a estação Brigadeiro da Linha 2 – Verde).
Funcionamento: De terça a sábado das 10h às 22h e domingo e feriados das 10h às 18h
Site: http://www.japanhouse.jp/saopaulo

7. Instituto Moreira Salles Paulista

O Instituto Moreira Salles Paulista inaugurou em 2017, é mais um passeio gratuito que chegou pra enriquecer a vida cultura da Avenida Paulista, o edifício conta com 7 andares, projetados a partir de conceitos sustentáveis, abriga 1200 metros de galeria com exposições gratuitas, cineteatro, biblioteca de fotografia, salas de aula, loja, livraria e o Café e Restaurante Balaio. Outro destaque do Instituto Moreira Salles Paulista é o vão livre do térreo e o terraço com uma vista incrível da Avenida Paulista.

Localização: Avenida Paulista, 2424 (próximo a estação Consolação da Linha 2 – Verde).
Funcionamento: De terça a domingo e feriados, das 10h às 20h; quintas, das 10h às 22h,
Site: https://ims.com.br/unidade/sao-paulo/

8. Sesc Paulista

O Sesc Paulista foi inaugurada no dia 29 de abril de 2018, integrando ao grupo de passeio gratuitos na Avenida Paulista, o edifício é composto por 2 subsolos, térreo e 17 pavimentos, onde o público vai encontrar, salas de exposições, sala de espetáculos, biblioteca, salas de aula, café, restaurantes e muito mais. No 17º andar do Sesc Paulista, um mirante proporciona uma vista espetacular da Avenida Paulista, trazendo mais um grande motivo para visitar a unidade.

Localização: Avenida Paulista, 119 (próximo a estação Brigadeiro da Linha 2 – Verde).
Funcionamento: De terça a sábado das 10h às 22h, domingos e feriados das 10h às 19h.
Site: https://www.sescsp.org.br/unidades/9_AVENIDA+PAULISTA

BÔNUS: Méqui 1000

Para comemorar a loja Nº 1.000, o “Méqui 1000” conta com um cardápio com 15 itens exclusivos, como produtos sem lactose e sanduíche no pão de queijo.

O local, que mescla inovações tecnológicas com a arquitetura clássica do casarão dos anos 1940, é um projeto do arquiteto australiano Mark Landini, que também assinou a unidade do McDonald’s da Times Square, em Nova York.

Endereço: Av. Paulista, 1811 (próximo a estação Consolação da Linha 2 – Verde).
Funcionamento: Aberto 24 horas

Leia também:

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Dayane Priscila

Estudante de Desenvolvimento de Sistemas. Amante de livros, fotógrafa aspirante e amante de astronomia. Dona do instagram Diário da CPTM
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.