maio 30, 2020

De acordo com balanço realizado pelo Infosiga SP, sistema de dados do Governo de São Paulo, houve uma redução de 0,6% na taxa de acidentes fatais em 2019. Ao todo, foram 5.433 fatalidades nas ruas e rodovias do estado, menor número já registrado desde o início da série histórica, em 2015. No geral, foram 143 mil acidentes. 

Mensalmente, é divulgado um novo balanço com ocorrências do período, acidentes fatais e não fatais, além dos modais em que os envolvidos estavam. Durante 2019, sete meses registraram índices baixos de acidentes, como fevereiro, que teve o menor número desde 2015, com 347 fatalidades. Enquanto isso, dezembro teve 503 óbitos — em relação ao mesmo período de 2018, representa uma queda de 1,4%.

Ainda segundo o Infosiga SP, as vias municipais concentram 50% das fatalidades e 80% dos acidentes com vítimas. Para tentar amenizar a estatística, o governo do estado destinou R$ 200 milhões para projetos que visam o aumento da segurança viária elaborados pelos municípios. A Polícia Militar também faz ações de fiscalização.

Para o vice-governador e secretário de governo, Rodrigo Garcia, o trabalho do estado tem sido efetivo para a diminuição das taxas nos municípios, mas ainda há um longo caminho pela frente. “Os números permanecem alarmantes e é preciso manter esforços e investimentos para combater a violência no trânsito. O programa “Respeito à Vida” (o Infosiga SP) tem essa finalidade e viabiliza projetos efetivos para salvar vidas em vias urbanas e rodovias”, complementa.

Ações de proteção

Para se manter seguro no trânsito, é necessário tomar uma série de precauções. Em primeiro lugar, para motoristas e passageiros de veículos com quatro rodas ou mais, o uso do cinto de segurança é essencial, visto que ele impede que o corpo vá de impacto a outras partes do carro em freadas bruscas.

Além disso, os motoristas devem estar atentos à pista, com as duas mãos no volante e dentro da velocidade permitida na via. Os automóveis devem estar sempre com vistorias e reparos em dia.

Para motociclistas e seus passageiros, é imprescindível o uso de equipamentos de proteção, como calçados fechados, jaquetas e capacete feminino e masculino com viseira ou óculos protetores.

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.