Número de fatalidades de trânsito em 2019 registra menor índice desde 2015 em SP

De acordo com balanço realizado pelo Infosiga SP, sistema de dados do Governo de São Paulo, houve uma redução de 0,6% na taxa de acidentes fatais em 2019. Ao todo, foram 5.433 fatalidades nas ruas e rodovias do estado, menor número já registrado desde o início da série histórica, em 2015. No geral, foram 143 mil acidentes. 

Mensalmente, é divulgado um novo balanço com ocorrências do período, acidentes fatais e não fatais, além dos modais em que os envolvidos estavam. Durante 2019, sete meses registraram índices baixos de acidentes, como fevereiro, que teve o menor número desde 2015, com 347 fatalidades. Enquanto isso, dezembro teve 503 óbitos — em relação ao mesmo período de 2018, representa uma queda de 1,4%.

Ainda segundo o Infosiga SP, as vias municipais concentram 50% das fatalidades e 80% dos acidentes com vítimas. Para tentar amenizar a estatística, o governo do estado destinou R$ 200 milhões para projetos que visam o aumento da segurança viária elaborados pelos municípios. A Polícia Militar também faz ações de fiscalização.

Para o vice-governador e secretário de governo, Rodrigo Garcia, o trabalho do estado tem sido efetivo para a diminuição das taxas nos municípios, mas ainda há um longo caminho pela frente. “Os números permanecem alarmantes e é preciso manter esforços e investimentos para combater a violência no trânsito. O programa “Respeito à Vida” (o Infosiga SP) tem essa finalidade e viabiliza projetos efetivos para salvar vidas em vias urbanas e rodovias”, complementa.

Ações de proteção

Para se manter seguro no trânsito, é necessário tomar uma série de precauções. Em primeiro lugar, para motoristas e passageiros de veículos com quatro rodas ou mais, o uso do cinto de segurança é essencial, visto que ele impede que o corpo vá de impacto a outras partes do carro em freadas bruscas.

Além disso, os motoristas devem estar atentos à pista, com as duas mãos no volante e dentro da velocidade permitida na via. Os automóveis devem estar sempre com vistorias e reparos em dia.

Para motociclistas e seus passageiros, é imprescindível o uso de equipamentos de proteção, como calçados fechados, jaquetas e capacete feminino e masculino com viseira ou óculos protetores.

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Deixe um comentário