julho 12, 2020

O TCU ainda não está convencido sobre o projeto de construir um “monotrilho” para ligar a estação da CPTM ao Aeroporto de Guarulhos. A informação foi publicada na coluna Paínel desta quinta-feira, dia 20 de fevereiro.

O projeto da gestão do governador de São Paulo, João Doria, é construir uma ligação que torne mais atrativa a conexão entre os três terminais do Aeroporto Internacional de Guarulhos com a estação da Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Atualmente essa conexão é feita por meio dos ônibus gratuitos da concessionária GRU Airport, o que deixa a viagem desconfortável, segundo os passageiros.

A ideia é construir um people mover, cujo investimento previsto no modal gira em torno de R$ 200 milhões. Vale destacar que os projetos já foram encaminhados para estudo.

Este recurso saíria de uma renúncia de arrecadação do governo federal, por meio da outorga paga pela concessionária do aeroporto, mas segundo envolvidos no projeto, é preciso levantar mais informações para convencer o TCU de que o gasto é necessário.

O Tribunal de Contas da União (TCU) entende que a ligação Aeroporto – CPTM feita atualmente por ônibus atende a demanda atual, sem a necessidade da construção de um novo modal para ligação.

A coluna o chefe da Secretaria Nacional de Aviação Civil disse que “o principal ponto é o fato de Guarulhos ser um dos principais aeroportos na região, o hub da América do Sul, com argentinos, colombianos, paraguaios que usam aqui como porta de entrada e saída, como Paris e Madri”.

“O secretário diz que, embora o monotrilho possa parecer um certo capricho para alguns, já que os ônibus atendem a atual demanda, a ligação por trilhos é um sistema mais profissional para os turistas”.

O resultado do processo seletivo das propostas para o people mover recebidas pela concessionária do aeroporto de Guarulhos deve ser protocolado nesta sexta-feira, 21 de fevereiro.

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.