outubro 22, 2020

O Metrô de São Paulo assinou nesta semana, o contrato com a BYD Skyrail para o fornecimento de 14 trens para a linha 17-Ouro do monotrilho.

Além das composições, a BYD será responsável pela entrega dos sistemas de sinalização, portas de plataforma, entre outros itens.

A assinatura do contrato encerra um longo capítulo da novela que envolve as obras e o fornecimento dos trens e demais componentes da linha 17-Ouro. No ano passado, o Metrô rompeu contrato com o Consórcio Monotrilho Integração após várias idas e vindas na Justiça.

Em uma rede social a secretaria dos Transportes Metropolitanos comentou sobre o rompimento do contrato, dizendo o seguinte:

“No início da gestão rescindimos o contrato de obras e trens pois não estavam com ritmo de obras adequado. Foram feitas duas novas licitações após a rescisão, uma de compra de trens e uma de conclusão das vias e estações”.

Contrato de obras

Em relação ao contrato de obras que também foi assinado este ano, eles segue suspenso por determinação da justiça, após uma das empresas desclassificadas na licitação ingressar com uma ação judicial.

Trabalho pesado mesmo, só temos na futura estação Morumbi, que será interligada a estação de mesmo nome da Linha 9-Esmeralda da CPTM.

Linha 17-Ouro

A Linha 17-Ouro era pra ter sido entregue antes da Copa do Mundo de 2014 que aconteceu no Brasil, entretanto, até hoje nenhuma estação ou trem se quer foram entregues.

“trecho prioritário” conforme o governo chama, corresponde as estações Congonhas, Jardim Aeroporto, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo (integrada a linha 5-Lilás), Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e o Pátio Água Espraiada.

Quando estiver concluída, a operação e administração do monotrilho nesta linha será de responsabilidade do consórcio ViaMobilidade, que já opera a Linha 5-Lilás de metrô.

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.