O Metrô de São Paulo lançou na quarta-feira, 12 de agosto, um edital para o início do projeto da linha 20-Rosa, que ligará a Capital até Santo André, passando por São Bernardo do Campo.
Na primeira fase uma empresa será contratada para realizar uma sondagem no percurso estimado em 31 km e que contará com 24 estações.
A modalidade desta licitação é do menor preço. As empresas concorrentes têm até o dia 29 de setembro para entregar as propostas. No mesmo será realizado o processo de abertura dos envelopes. O valor estimado foi colocado em segredo e só será revelado quando for declarado o vencedor. A expectativa é que este anteprojeto fique pronto no próximo ano. Ainda outras etapas serão realizadas até que o projeto final fique pronto e que um edital para a obra seja realizado.
Linha 20-Rosa
Anunciada como um dos projetos alternativos a extinta linha 18-Bronze do monotrilho, a Linha 20-Rosa, que passou por uma recente mudança de traçado em seu projeto, promete ligar a Lapa, na capital paulista, até São Caetano, passando por Santo André.
Serão seis estações no ABC, três em São Bernardo (Taboão-Anchieta, Rudge Ramos e Afonsina) e outras três em Santo André (Príncipe de Gales, Portugal e Santo André). Haverá ligações com 10 linhas do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), entre elas, a linha 10-Turqueza, além do Corredor ABD, ambas na estação Santo André.
Além disso, o projeto também prevê a ligação da estação Afonsina, em São Bernardo, com a linha do BRT (Bus Rapid Transit), outro projeto que também foi estipulado para substituir a proposta da linha 18-Bronze, sendo que este ligará o bairro do Sacomã, em São Paulo, com o Centro de São Bernardo, passando por São Caetano e Santo André. Um detalhe sobre esse corredor BRT é que até hoje não foi apresentado nenhum projeto concreto sobre ele.
Uma das fases mais importantes
Em uma rede social, a secretária dos Transportes Metropolitanos (STM), informou que é uma “das muitas importantes fases do projeto para construção de uma nova linha de metrô é realizar investigações e mapeamentos do subsolo para saber por onde a linha poderá passar e definir os métodos de escavação”.
Transporte sobre trilhos
Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.
Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.
E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram