Hoje, as técnicas e ferramentas de inteligência artificial tornam possível controlar a sociedade em uma escala sem precedentes: o Uber e o Google Maps sabem nossa localização e Alexa escuta conversas que temos em casa. Vamos descobrir os avanços da I.A. e como isso tem afetado os dias de hoje!

Inteligência Artificial na China: Ficção ou realidade?

Existem lugares no mundo onde as autoridades têm acesso a todos os dados sobre seus cidadãos. Existem 170 milhões de câmeras instaladas na China, que graças aos algoritmos de reconhecimento facial permitem localizar quase qualquer pessoa em poucos minutos.

Este ano, um sistema de avaliação social será totalmente implementado lá, onde todos os cidadãos receberão notas adequadas no “comportamento social”. A classificação pode ser reduzida se a pessoa fumar em um local proibido ou fizer postagens inadequadas nas redes sociais. O sistema fará a distinção entre “cidadãos decentes” e elementos de ordem inferior, dividindo a sociedade de acordo com o grau de comportamento social.

I.A. e negócios

Apesar das dezenas de benefícios da inteligência artificial, o progresso em seu desenvolvimento é motivo de preocupação e polêmica. A I.A. é um grande suporte para os negócios e ao mesmo tempo um meio de desemprego para representantes de muitas profissões.

Usando sistemas de inteligência artificial, milhões de dólares são economizados em trabalho humano. A IA poderá criar sites e poderá substituir não apenas artesãos, mas também contadores, seguranças ou até jornalistas (com base nos dados coletados, a AI é capaz de formular comunicados à imprensa!). De acordo com especialistas, levará apenas algumas décadas para a automação completa na maioria das indústrias.

A IA revolucionará a medicina

É preciso manter distância ao falar sobre IA, porque muitas vezes esse slogan é simplesmente aplicado à tomada de decisão algorítmica, que não usa aprendizado de máquina ou redes neurais. Mas se há um setor econômico que definitivamente usará IA é o de saúde e medicina.

As possibilidades de previsão de doenças, também com base no genoma, tratamento personalizado, telemedicina e assistência inteligente em operações já estão tecnicamente disponíveis hoje. Infelizmente, uma das razões pelas quais essa indústria está crescendo é a desigualdade social e a disposição dos mais ricos em acessar o tratamento de nova geração.

A verdadeira questão é se os frutos desse progresso estarão disponíveis nos sistemas de serviço universal ou serão objeto da competição de uma classe média cada vez mais empobrecida.

I.A. e cultura

O desenvolvimento da inteligência artificial também trará mudanças na área de cultura e patrimônio. Se eu fosse identificar as tecnologias mais importantes que afetarão os museus na próxima década, mencionaria sem hesitação o reconhecimento de imagem e a visão de máquina.

Essas tecnologias abrem a possibilidade de etiquetar e anotar milhões de itens em coleções de museus, o que tem sido feito por curadores até agora, e levou literalmente décadas.

Inteligência Artificial e atividades criminosas

A utilidade da inteligência artificial em atividades criminosas representa uma séria ameaça. Por exemplo, a IA permite que você gere conteúdo que afeta as emoções e decisões dos usuários da Internet ou rouba seus dados para aplicar fraudes financeiras.

Nesse sentido, a inteligência artificial é uma ferramenta de “destruição em massa”, ela pode afetar milhões de pessoas em um instante. Por outro lado, a IA nas mãos de combatentes do crime ajuda a identificar novas ameaças.

I. A. suporte ou ameaça à humanidade?

Elon Musk acredita que a inteligência artificial é uma grande ameaça. Ele chamou as pessoas que não veem esse perigo de “muito mais estúpidas do que pensam”. Há uma década tenho soado o alarme no caso de l.A. Devemos nos preocupar com o que está acontecendo. 

As pessoas mais inteligentes se enganam sobre inteligência artificial. Elas não podem imaginar que o computador poderia ser muito mais inteligente do que eles. Isso é uma falácia em sua lógica. Elas são muito mais burras do que pensam, disse Elon Musk. 

A inteligência artificial é uma grande oportunidade, mas também uma grande ameaça para o mundo. Muitos mitos e fatos surgiram em torno dela. Sucessivas gerações de pesquisadores também estão refletindo sobre a questão moral da pesquisa neste tópico.

Em um dos últimos tweets, Elon Musk lembrou os perigos do desenvolvimento descontrolado da inteligência artificial. O CEO da Tesla e da SpaceX confessou que, em sua opinião, os governos deveriam introduzir regulamentos muito mais rígidos.

O tweet de Musk foi uma resposta a um artigo publicado na MIT Technology Review sobre o desenvolvimento de IA no Tesla. O bilionário concordou com os autores do texto, lembrando que toda empresa que trabalha com inteligência artificial deve ser monitorada, e as regulamentações legais devem ser muito mais rígidas.

Um mundo dominado por máquinas?

Embora a visão de um mundo no qual as máquinas sejam dominadas suscite um sorriso malicioso para a maioria de nós, e certamente não se tornará realidade nos próximos anos, as grandes mentes modernas levam em consideração que isso pode acontecer algum dia.

O professor Stephen Hawking, Bill Gates e Elon Musk, entre outros, alertaram contra o desenvolvimento descontrolado da IA. No entanto, eles não falaram da inteligência artificial possuir desejo de destruir a humanidade, mas sim de implementar um cenário de desenvolvimento ideal.

Os perigos não estão na própria inteligência artificial, mas nas pessoas que podem usá-la. Apesar do constante autoaperfeiçoamento da IA, não há indícios de que como na ficção científica, ela desenvolverá o livre arbítrio e se tornará independente e capaz de se rebelar contra a humanidade. 

Ainda depende do homem decidir em que direção os sistemas inteligentes se desenvolverão e como serão usados ​​no futuro!

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Se inscreva em nosso canal no Telegram.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.