A Prefeitura de Guarulhos conseguiu reverter uma decisão judicial nesta terça-feira, 7 de julho, que obrigava a circulação de 100% da frota de ônibus nas ruas. A gestão de Gustavo Henrique Costa, o Guti, poderá disponibilizar 65% dos veículos à população.
No dia 24 de junho, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) determinou que a Prefeitura deveria colocar todos os 859 ônibus da frota para circular na cidade por conta dos riscos de aglomeração e contágio pelo coronavírus. A gestão recorreu no dia 2 de julho, mas, na manhã desta terça, dia 7, a Justiça determinou a manutenção da liminar.
A Prefeitura recorreu novamente alegando que 65% da frota era suficiente e, que, inclusive, estava “garantindo uma disponibilização de veículos proporcionalmente acima da variação negativa de usuários/passageiros”. Dessa vez, a Justiça atendeu ao pedido.
Passageiros reclamam
Quem depende do transporte público, no entanto, reclama que nem mesmo circulando com apenas 40% dos passageiros – o equivalente a 90 mil do total de 210 mil passageiros, a frota completa é suficiente.
O Terminal Urbano São João, por exemplo, que opera com 17 linhas no eixo nordeste e centro da cidade de Guarulhos, continua lotado, independentemente da pandemia, com muitos passageiros aglomerados e os veículos saindo cheios para as viagens.
Em nota, a Prefeitura de Guarulhos disse que reforça as linhas de maior demanda nos horários de pico.
*Com informações do G1
Transporte sobre trilhos
Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.
Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.
E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram