Governo não descarta levar a linha 17-Ouro até o Paraisópolis

Governo não descarta levar a linha 17-Ouro até o Paraisópolis
Estação Brooklin Paulista da Linha 17-Ouro (Foto: Metrô de São Paulo)

O projeto de levar a linha 17-Ouro do monotrilho até o Paraisópolis não está descartada pelo governo de São Paulo.

A informação foi dada pela secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, em resposta a um questionamento sobre o tema em suas redes sociais.

Baldy explicou que durante 2 anos a secretaria dos Transportes Metropolitanos brigou na justiça para levar a linha 17 até a região, pois diversas associações de moradores do bairro eram contra o modal. Quando a causa foi vencida, faltaram recursos para execução do projeto.

“Durante 2 anos a STM lutou na justiça p/ levar a linha 17 até Paraisópolis pois associações de moradores do bairro era contra o monotrilho. Quando finalmente a causa foi ganha, o dinheiro não estava mais disponível. O trecho não está cancelado, buscamos alternativas p/ viabiliza-lo” – Disse Baldy.

Linha 17-Ouro

Originalmente, a linha 17-Ouro do monotrilho iria ligar a estação São Paulo-Morumbi (interligada a linha 4-Amarela), passar pela região do Paraisópolis, e chegar ao trecho que está em construção, que corresponde as estações Morumbi (interligada a Linha 9-Esmeralda da CPTM), e o Aeroporto de Congonhas e ao Jardim Aeroporto.

O projeto foi dividido em 3 fases, sendo que o trecho São Paulo-Morubi e Morumbi está suspenso, assim como o trecho Jardim Aeroporto – Jabaquara (interligada a Linha 1-Azul). Em ambos os casos, o governo de São Paulo busca viabilizar recursos para o andamento das obras.

O trecho Morumbi – Aeroporto de Congonhas – Jardim Aeroporto está em fase de construção e segundo declarou o governador de São Paulo, João Doria, ficará pronto em 2022.

O “trecho prioritário” conforme o governo chama, corresponde as estações Congonhas, Jardim Aeroporto, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo (integrada a linha 5-Lilás), Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e o Pátio Água Espraiada.

Quando estiver concluída, a operação e administração do monotrilho nesta linha será de responsabilidade do consórcio ViaMobilidade, que já opera a Linha 5-Lilás de metrô.

Leia também:

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Estudante de Direito e formado em Gestão Pública, com mais de 10 anos de experiência como setorista especializado em mobilidade e transportes. Apaixonado por informar e debater soluções para os desafios urbanos, é o criador da Rede Noticiando , um portal de referência para quem busca entender e acompanhar as principais novidades e tendências do setor. Quer falar com o Igor? Envie e-mail para [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *