abril 13, 2021

O governo de São Paulo não vai mais investir em sistemas de monotrilhos, apenas na conclusão das linhas já existentes.

As linhas 15-Prata e 17-Ouro serão os últimos projetos de monotrilho construídos e concluídos no Estado de São Paulo, pelo menos, enquanto governador João Doria estiver à frente da gestão estadual.

A informação foi dada pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, durante uma entrevista on-line para à Revista Ferroviária, no final da tarde desta quinta-feira, 23 de julho.

Desta forma, apenas os projetos das linhas 17-Ouro e a extensão da Linha 15-Prata devem ser concluídos e o estado de São Paulo não vai mais investir em monotrilhos.

Segundo Baldy, a realidade de São Paulo não precisa de monotrilho, mas de metrô convencional.

“Nós vamos concretizar a linha 15-Prata, concretizar a linha 17-Ouro, fazer o estabelecimento de um monotrilho, um people mover, para ligar a linha 13 aos terminais de passageiros do Aeroporto de Guarulhos em parceria com o Ministério da Infraestrutura, e estes serão os últimos projetos de monotrilho enquanto aqui estiver o governador João Doria , haja vista que a realidade de São Paulo hoje colocada é que o sistema de metrô é um sistema mais realista para transportar de forma qualificada os cidadãos da sua casa e seu trabalho”.

Baldy ainda citou a conclusão do projeto de People Mover, que é semelhante ao monotrilho, que fará a ligação entre a Linha 13-Jade da CPTM e o Aeroporto de Guarulhos.

Linha 18-Bronze

O titular da pasta de transportes ainda comentou sobre a polêmica envolvendo a retomada do projeto da Linha 18-Bronze de monotrilho, cancelada há um ano e trocada por um projeto de corredor de ônibus do tipo BRT (Bus Rapid Transit).

Baldy negou que o grupo chinês BYD tenha apresentado interesse em assumir o projeto e que teria se responsabilizado pelas desapropriações necessárias para a construção d sistema de monotrilho que ligaria o ABC a rede metroferroviária de São Paulo.

“No dia 19 de junho, a BYD, representada pelo gerente de novos negócios, Alexandre Liu, participou de uma reunião com o Consórcio Intermunicipal ABC, e durante o encontro nenhum projeto foi apresentado para retomar a linha 18. A BYD Brasil apenas se colocou à disposição para colaborar em uma eventual parceria com o Consórcio Vem ABC (que faria o monotrilho) sem ter ciência de quais condições este contrato se encontra. É preciso deixar registrado que a BYD também não afirmou que se responsabilizaria pelas desapropriações e os custos financeiros para viabilizar o projeto mencionado.”, – afirmou.

Sistema BRT no ABC está confirmado

Baldy confirmou que o BRT do ABC está confirmado e falou sobre o andamento:

“Neste momento, nós já temos muito mais condições de fazer esta avaliação e de retomar definitivamente esse projeto desse corredor, desse BRT, que vai ser assim colocado para a opinião pública, o que já deveria ter acontecido, infelizmente por causa dessa pandemia, nós ainda não o fizemos”.

Em relação ao corredor de ônibus alternativo ao monotrilho no ABC, é importante lembrar que o governo de São Paulo prometeu apresentar o projeto em dezembro de 2019, depois postergado para março de 2020 e a última previsão era junho de 2020, entretanto, até agora não houve nenhum detalhamento.

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.