O governador de São Paulo, João Doria, usou as redes sociais para confirmar a informação de que o sua gestão iniciou os estudos para reativação do trem de passageiros entre Santos e São Paulo.

Segundo o governador, o plano é ter um expresso turístico, num primeiro momento.

No final do mês passado o vice-governador, Rodrigo Garcia, ao lado do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, realizaram uma viagem-teste entre Rio Grande da Serra e Santos, na ocasião houve certa divergência entre os anúncios. Enquanto um citava o Trem Intercidades, o outro falava em trem turístico.

Agora sabemos que os dois estavam certos, a viagem serviu para testar ambos os serviços.

Viagens experimentais

Duas viagens experimentais foram realizadas nos últimos dias com uma composição formada por uma locomotiva a diesel e vagões do chamado Expresso Turístico, serviço que a CPTM opera aos fins de semana para destinos como Paranapiacaba.

Sem fornecer detalhes precisos sobre as viagens, o governo deu margem à várias interpretações, embora tenha admitido que se tratava apenas de um reconhecimento das vias para fomentar os estudos do trem regional.

A notícia é boa, entretanto, deixou uma série de pontas soltas, inclusive sobre voltar a colocar trens de passageiros descendo a serra do mar.

Trem Intercidades

Além de confirmar o trem entre Santos e São Paulo, o governador usou as redes sociais para informar que está avançando no projeto do Trem Intercidades para conectar São Paulo-Campinas e Americana.

Expresso Turístico para Santos

O projeto prevê a saída do trem da Estação da Luz, no centro da capital, com a chegada no terminal de passageiros de Navios Cruzeiros, em Santos.

Caso o plano se concretize, será a quarta linha do expresso turístico da CPTM. Atualmente o serviço faz as linhas Luz-Jundiaí, Luz-Mogi das Cruzes e Luz-Paranapiacaba.

Precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte?

Você está precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte? Baixe agora o aplicativo RecargaPay, disponível para os sistemas operacionais iOS e AndroidSem cobrança de taxas, simples e rápido!

Em poucos segundos, você faz a recarga:

  1. Insira os dados do seu cartão, escolha o tipo de recarga que deseja fazer e o valor.
  2. Selecione a melhor opção para pagar sua recarga.
  3. Pra finalizar basta aguardar a confirmação do pagamento.

Depois, você só precisa fazer a liberação dos créditos aproximando o seu cartão de um validador em qualquer máquina de recarga e consulta de saldo de Cartão de Transporte, que ficam nas estações do Metrô, da CPTM e nos terminais de ônibus.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Dayane Priscila

Estudante de Desenvolvimento de Sistemas. Mini bibliotecária (Tributo, Semi-deusa, selecionada). Fotógrafa aspirante e amante de astronomia.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.