agosto 7, 2020

O governador de São Paulo, João Doria, vai anunciar nesta quara-feira, 3 de julho, qual será o meio de transporte para a linha 18-Bronze no ABC.

Segundo a agenda do governador, o anúncio será feito às 11h30 no Palácio dos Bandeirantes, com a presença de prefeitos da região, do vice-governador, Rodrigo Garcia, e do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

O secretário Baldy havia dito que o anuncio seria feito até o dia 30 de junho, entretanto, essa data foi postergada e finalmente hoje teremos a definição.

Dois mais estão na disputa: Sistema de monotrilho ou a instalação de um sistema de ônibus do tipo Bus Rapid Transit (BRT).

Linha 18-Bronze

Originalmente a linha era para ser operada por monotrilho, através de uma Parceria Público-Privada firmada entre o governo do Estado e o consórcio Vem ABC.

Estudos foram realizados pela concessionária, para definir traçado. Já o Governo do Estado, não conseguiu desapropriar terrenos para a implantação do meio de transporte.

A gestão Doria ao assumir, declarou que os custos para implantação do monotrilho era alta, por conta das desapropriações. Na ocasião foi aventado a escolha de um sistema de corredor de ônibus alta caácidade do tipo BRT.

Críticas

A eventual troca de modais é alvo de críticas por parte de especialistas no que se refere a capacidade de carregamento.

Uma preocupação é que o modal do tipo corredor de BRT pode não dar conta da alta demanda do ABC.

Monotrilho x BRT

O monotrilho é um sistema de média capacidade com trens leves que possuem pneus e circulam auxiliados por guias laterais em elevados de concreto com um trilho apenas, sustentados por pilastras. O monotrilho é elétrico.

BRT é um sistema de média capacidade com ônibus articulados e biarticulados que trafegam em corredores que têm elementos a mais que um corredor comum, como pontos de ultrapassagem entre os coletivos, estações no nível do assoalho do ônibus, pagamento de tarifa antecipado e, em vez de pontos, estações climatizadas. O BRT pode ter veículos a diesel, híbridos ou 100% elétricos.

Precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte?

Você está precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte? Baixe agora o aplicativo RecargaPay, disponível para os sistemas operacionais iOS e AndroidSem cobrança de taxas, simples e rápido!

Em poucos segundos, você faz a recarga:

  1. Insira os dados do seu cartão, escolha o tipo de recarga que deseja fazer e o valor.
  2. Selecione a melhor opção para pagar sua recarga.
  3. Pra finalizar basta aguardar a confirmação do pagamento.

Depois, você só precisa fazer a liberação dos créditos aproximando o seu cartão de um validador em qualquer máquina de recarga e consulta de saldo de Cartão de Transporte, que ficam nas estações do Metrô, da CPTM e nos terminais de ônibus.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.