Viagens entre São Paulo em direção a Santos através de trem está em vias de ser retomada, mas apenas para turistas.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) estuda criar uma linha do expresso turístico para atender a Baixada Santista. O projeto prevê a saída do trem da Estação da Luz, no centro da capital, com a chegada no terminal de passageiros de Navios Cruzeiros, em Santos.

Caso o plano se concretize, será a quarta linha do expresso turístico da CPTM. Atualmente o serviço faz as linhas Luz-Jundiaí, Luz-Mogi das Cruzes e Luz-Paranapiacaba.

Testes até Santos

Na última terça-feira, 18 de junho, foi realizado uma viagem testes envolvendo um trem de passageiros entre São Paulo e Santos. O trem partiu da estação da Luz, no centro da capital paulista e desceu a serra em direção ao Terminal de Passageiros de Navio de Cruzeiros de Santos.

O Rede Noticiando trouxe essa informação e a CPTM na ocasião confirmou em nota a realização dos testes informando que ”foi realizada uma viagem técnica para analisar os trilhos para embasamentos de estudos que estão sendo realizados”.

trem da EMTU
Foto: Divulgação EMTU

Trajeto

O percurso inicial deve ser o mesmo da linha de Paranapiacaba, a vila história de Santo André, na Grande São Paulo. Essa viagem, feita no fim de semana, atendem a uma média de 15 mil passageiros por mês.

Passando pela Vila de Paranapiacaba, o trem deve descer a serra do mar, rumo a Santos.

Segundo informações extra-oficiais, para dar conta da demanda prevista com a nova linha turísitca, além dois dois carros que já compõem o expresso, outros três carros de passageiros devem ser acrescidos.

Roteiros turísticos

As linhas turísticas atuais fazem o percurso da capital a Jundiaí, numa extensão de 50 km; a Mogi das Cruzes, distante 48 km, e à Vila de Paranapiacaba, a 48 km. As duas primeiras têm tarifa de R$ 50, as outras custam R$ 48, com desconto para acompanhantes. Os trens saem da Estação da Luz.

Expresso Turístico

Inaugurado em abril de 2009 pela CPTM e Secretaria dos Transportes Metropolitanos para integrar pontos turísticos ao longo da malha férrea. Os vagões de aço inoxidável construídos na década de 1960 e usados na antiga Estrada de Ferro Araraquara, são puxados por uma locomotiva a diesel da CPTM.

Trem de passageiros

Os trens de passageiros de São Paulo a Santos funcionou de outubro de 1957 até o final de 1976 e foi operado pela Santos-Jundiaí e posteriormente pela RFFSA.

Precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte?

Você está precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte? Baixe agora o aplicativo RecargaPay, disponível para os sistemas operacionais iOS e AndroidSem cobrança de taxas, simples e rápido!

Em poucos segundos, você faz a recarga:

  1. Insira os dados do seu cartão, escolha o tipo de recarga que deseja fazer e o valor.
  2. Selecione a melhor opção para pagar sua recarga.
  3. Pra finalizar basta aguardar a confirmação do pagamento.

Depois, você só precisa fazer a liberação dos créditos aproximando o seu cartão de um validador em qualquer máquina de recarga e consulta de saldo de Cartão de Transporte, que ficam nas estações do Metrô, da CPTM e nos terminais de ônibus.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

  1. Euclides Pereira says:

    Boa noite pessoal!
    Quanto ao período em que tínhamos trens até Santos, ainda no começo dos anos 80 esses trens estavam ativos, cheguei a descer com as Litorinas elétricas e subi com o trem húngaro, os trens circularam alem de 1976.
    Um grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.