Expresso Turístico da CPTM deve contar com viagens até Santos

Expresso Turístico da CPTM deve contar com viagens até Santos
Expresso Turístico da CPTM (Foto: Rede Noticiando)

Viagens entre São Paulo em direção a Santos através de trem está em vias de ser retomada, mas apenas para turistas.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) estuda criar uma linha do expresso turístico para atender a Baixada Santista. O projeto prevê a saída do trem da Estação da Luz, no centro da capital, com a chegada no terminal de passageiros de Navios Cruzeiros, em Santos.

Caso o plano se concretize, será a quarta linha do expresso turístico da CPTM. Atualmente o serviço faz as linhas Luz-Jundiaí, Luz-Mogi das Cruzes e Luz-Paranapiacaba.

Testes até Santos

Na última terça-feira, 18 de junho, foi realizado uma viagem testes envolvendo um trem de passageiros entre São Paulo e Santos. O trem partiu da estação da Luz, no centro da capital paulista e desceu a serra em direção ao Terminal de Passageiros de Navio de Cruzeiros de Santos.

O Rede Noticiando trouxe essa informação e a CPTM na ocasião confirmou em nota a realização dos testes informando que ”foi realizada uma viagem técnica para analisar os trilhos para embasamentos de estudos que estão sendo realizados”.

trem da EMTU
Foto: Divulgação EMTU

Trajeto

O percurso inicial deve ser o mesmo da linha de Paranapiacaba, a vila história de Santo André, na Grande São Paulo. Essa viagem, feita no fim de semana, atendem a uma média de 15 mil passageiros por mês.

Passando pela Vila de Paranapiacaba, o trem deve descer a serra do mar, rumo a Santos.

Segundo informações extra-oficiais, para dar conta da demanda prevista com a nova linha turísitca, além dois dois carros que já compõem o expresso, outros três carros de passageiros devem ser acrescidos.

Roteiros turísticos

As linhas turísticas atuais fazem o percurso da capital a Jundiaí, numa extensão de 50 km; a Mogi das Cruzes, distante 48 km, e à Vila de Paranapiacaba, a 48 km. As duas primeiras têm tarifa de R$ 50, as outras custam R$ 48, com desconto para acompanhantes. Os trens saem da Estação da Luz.

Expresso Turístico

Inaugurado em abril de 2009 pela CPTM e Secretaria dos Transportes Metropolitanos para integrar pontos turísticos ao longo da malha férrea. Os vagões de aço inoxidável construídos na década de 1960 e usados na antiga Estrada de Ferro Araraquara, são puxados por uma locomotiva a diesel da CPTM.

Trem de passageiros

Os trens de passageiros de São Paulo a Santos funcionou de outubro de 1957 até o final de 1976 e foi operado pela Santos-Jundiaí e posteriormente pela RFFSA.

Precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte?

Você está precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte? Baixe agora o aplicativo RecargaPay, disponível para os sistemas operacionais iOS e AndroidSem cobrança de taxas, simples e rápido!

Em poucos segundos, você faz a recarga:

  1. Insira os dados do seu cartão, escolha o tipo de recarga que deseja fazer e o valor.
  2. Selecione a melhor opção para pagar sua recarga.
  3. Pra finalizar basta aguardar a confirmação do pagamento.

Depois, você só precisa fazer a liberação dos créditos aproximando o seu cartão de um validador em qualquer máquina de recarga e consulta de saldo de Cartão de Transporte, que ficam nas estações do Metrô, da CPTM e nos terminais de ônibus.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Redação

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.

3 comentários sobre “Expresso Turístico da CPTM deve contar com viagens até Santos

  1. Boa noite pessoal!
    Quanto ao período em que tínhamos trens até Santos, ainda no começo dos anos 80 esses trens estavam ativos, cheguei a descer com as Litorinas elétricas e subi com o trem húngaro, os trens circularam alem de 1976.
    Um grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *