O Metrô de São Paulo publicou neste sábado, 19 de outubro, no Diário Oficial do Estado, o resultado da fase de homologação/adjudicação da licitação para a compra da tecnologia de um novo sistema de monitoração eletrônica por imagem, inclusive com reconhecimento facial.

O novo sistema vai atender às linhas de operação da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), ou seja, 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

Desta forma, de acordo com o Metrô, que homologou o resultado e adjudicou o seu objeto ao Consórcio Engie Ineo Jihson, no valor total do contrato de R$ 58.618.282,54. A proposta de preço apresentada pelo outro consórcio foi bem superior, de R$ 42.815.314,38.

Como deve funcionar o novo sistema de monitoramento?

Na época quando lançou a licitação, o Metrô explicou por meio de nota da seguinte forma:

“A aquisição contempla o projeto, fornecimento, instalação e testes de equipamentos de imagem com alta capacidade para o monitoramento das instalações do Metrô, como o Centro de Controle Operacional, as vias, as estações e os pátios Jabaquara (Linha 1), Tamanduateí (Linha 2) e Itaquera e Belém (ambos na Linha 3).

O novo sistema será totalmente digital e tem como objetivo a melhoria e ampliação da segurança operacional do sistema com o aumento do parque de câmeras. O projeto inclui funções de inteligência, como reconhecimento facial, identificação e rastreamento de objetos e detecção de invasão de áreas. Além disso, será implantado um novo sistema com autonomia para 30 dias de armazenamento de imagens.

Atualmente, o monitoramento eletrônico do Metrô SP é feito por câmeras analógicas e outras digitais, nem todas integradas aos centros de controle operacional e de segurança.”

Leia também:

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.