Empresa que vai fornecer sistema de reconhecimento facial para o Metrô é definida
O Metrô de São Paulo publicou neste sábado, 19 de outubro, no Diário Oficial do Estado, o resultado da fase de homologação/adjudicação da licitação para a compra da tecnologia de um novo sistema de monitoração eletrônica por imagem, inclusive com reconhecimento facial.
O novo sistema vai atender às linhas de operação da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), ou seja, 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.
Desta forma, de acordo com o Metrô, que homologou o resultado e adjudicou o seu objeto ao Consórcio Engie Ineo Jihson, no valor total do contrato de R$ 58.618.282,54. A proposta de preço apresentada pelo outro consórcio foi bem superior, de R$ 42.815.314,38.
Como deve funcionar o novo sistema de monitoramento?
Na época quando lançou a licitação, o Metrô explicou por meio de nota da seguinte forma:
“A aquisição contempla o projeto, fornecimento, instalação e testes de equipamentos de imagem com alta capacidade para o monitoramento das instalações do Metrô, como o Centro de Controle Operacional, as vias, as estações e os pátios Jabaquara (Linha 1), Tamanduateí (Linha 2) e Itaquera e Belém (ambos na Linha 3).
O novo sistema será totalmente digital e tem como objetivo a melhoria e ampliação da segurança operacional do sistema com o aumento do parque de câmeras. O projeto inclui funções de inteligência, como reconhecimento facial, identificação e rastreamento de objetos e detecção de invasão de áreas. Além disso, será implantado um novo sistema com autonomia para 30 dias de armazenamento de imagens.
Atualmente, o monitoramento eletrônico do Metrô SP é feito por câmeras analógicas e outras digitais, nem todas integradas aos centros de controle operacional e de segurança.”
Leia também:
- Bilhete Único: Aprenda como solicitar cota extra do passe livre estudantil
- Concurso Público: 50 vagas de nível superior estão disponíveis no Metrô
- CPTM vai contratar vigilantes para reforçar quadro de segurança
- Estação Fazenda da Juta da Linha 15 está com 95% das obras concluídas
- Sobrecarga na linha 5 da ViaMobilidade irrita passageiros do Capão Redondo
- CPTM reduz intervalo entre os trens na Linha 13-Jade
- Gestão Doria pega empréstimo para concluir obras da linha 17-Ouro
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.
Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.