Segundo um relatório de investimento cujo o Rede Noticiando teve acesso, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) estuda estender a Linha 13-Jade, que hoje opera da estação Aeroporto Guarulhos até Engenheiro Goulart, em definitivo até o Brás.

Hoje é possível viajar pela Linha 13-Jade partindo do Brás rumo ao Aeroporto e vice-versa, entretanto, em horários reduzidos, através de um serviço alternativo, o Connect.

O serviço Connect conta com 21 partidas, vale destacar que desde essa terça-feira, 2 de abril, o número de viagens foi ampliado. O Connect Linha 13-Jade transporta cerca de 9 mil passageiros por dia/útil de funcionamento.

O plano é ambicioso e para tirá-lo do papel, a CPTM terá de implantar um novo sistema de sinalização na Linha 12-Safira, abrindo espaço no chamado ”carrossel” para que mais trens possam trafegar no eixo em que os dois ramais compartilham a via férrea.

Na apresentação consta a intenção de investir na tecnologia para reduzir o intervalo. O investimento previsto é de R$ 1,02 bilhões até 2022.

O documento fala ainda da extensão no trecho Aeroporto-Bonsucesso, neste caso previsto para 2024, onde seriam construídas 4 novas estações, sendo elas: Aeroporto-Terminal 2, São João, Presidente Dutra e Bonsucesso. Nesta situação, o investimento previsto chega a R$ 1,66 bilhão.

A Linha 13-Jade tem capacidade de transportar mais de 100 mil passageiros por dia, entretanto, para que essa média seja alcançada, seria necessário que o ramal chegasse ao centro de forma definitiva.

Leia também:

Em relação ao Relatório de Investimentos da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) cujo o Rede Noticiando teve acesso. Nós já falamos de outros temas. Te convido a ler abaixo:

Secretaria nega existência do documento

Segundo informações do “Diário do Transporte“, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos diz que não reconhece o relatório, e que ainda não definiu as prioridades dos investimentos.

“A Secretaria de Transportes Metropolitanos desconhece o relatório divulgado sobre investimentos da pasta. Projetos e obras da Secretaria estão em fase de reconhecimento pela nova gestão para a definição de prioridades.”.

O documento, no entanto, circulou entre funcionários ligados a pasta.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Igor Roberto

Sou profissional e estudante de enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.