Documento revela intenção de levar a Linha 13-Jade em definitivo para o Brás
Segundo um relatório de investimento cujo o Rede Noticiando teve acesso, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) estuda estender a Linha 13-Jade, que hoje opera da estação Aeroporto Guarulhos até Engenheiro Goulart, em definitivo até o Brás.
Hoje é possível viajar pela Linha 13-Jade partindo do Brás rumo ao Aeroporto e vice-versa, entretanto, em horários reduzidos, através de um serviço alternativo, o Connect.
O serviço Connect conta com 21 partidas, vale destacar que desde essa terça-feira, 2 de abril, o número de viagens foi ampliado. O Connect Linha 13-Jade transporta cerca de 9 mil passageiros por dia/útil de funcionamento.
O plano é ambicioso e para tirá-lo do papel, a CPTM terá de implantar um novo sistema de sinalização na Linha 12-Safira, abrindo espaço no chamado ”carrossel” para que mais trens possam trafegar no eixo em que os dois ramais compartilham a via férrea.
Na apresentação consta a intenção de investir na tecnologia para reduzir o intervalo. O investimento previsto é de R$ 1,02 bilhões até 2022.
O documento fala ainda da extensão no trecho Aeroporto-Bonsucesso, neste caso previsto para 2024, onde seriam construídas 4 novas estações, sendo elas: Aeroporto-Terminal 2, São João, Presidente Dutra e Bonsucesso. Nesta situação, o investimento previsto chega a R$ 1,66 bilhão.
A Linha 13-Jade tem capacidade de transportar mais de 100 mil passageiros por dia, entretanto, para que essa média seja alcançada, seria necessário que o ramal chegasse ao centro de forma definitiva.
Leia também:
Em relação ao Relatório de Investimentos da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) cujo o Rede Noticiando teve acesso. Nós já falamos de outros temas. Te convido a ler abaixo:
- Relatório mostra investimento na compra de novos trens e modernização do sistema de energia e sinalização na CPTM
- Concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda deve sair até setembro de 2019
- Edital de concessão do Trem Intercidades e da Linha 7-Rubi pode sair até dezembro
Secretaria nega existência do documento
Segundo informações do “Diário do Transporte“, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos diz que não reconhece o relatório, e que ainda não definiu as prioridades dos investimentos.
“A Secretaria de Transportes Metropolitanos desconhece o relatório divulgado sobre investimentos da pasta. Projetos e obras da Secretaria estão em fase de reconhecimento pela nova gestão para a definição de prioridades.”.
O documento, no entanto, circulou entre funcionários ligados a pasta.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.
Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.