julho 5, 2022

A tendência atemporal está em alta, com mistura de nostalgia e materiais contemporâneos

“Não há lugar no mundo melhor que a nossa casa”: a frase de Dorothy, no final do Mágico de Oz, traduz o sentimento de regresso a esse refúgio, que nos abrigou nos momentos difíceis da pandemia. A mudança abrupta do cotidiano fez voltarmos o olhar para dentro dos lares, com saudosismo e desejo de acolhimento. O estilo retrô despontou com a mistura de nostalgia e materiais contemporâneos. A tendência faz uma releitura de outras épocas, entre os anos 50 e 80, com criação de peças modernas e originais. A combinação de texturas, materiais distintos e a ousadia das cores garantem personalidade à decoração.

Você sempre confunde retrô com vintage? Se na aparência podem parecer iguais, na essência, são bem diferentes. As peças vintages foram produzidas no passado, e são aqueles móveis antigos, que herdamos ou compramos no antiquário, geralmente com valores mais elevados, por terem o diferencial da vivência. O retrô se inspira na estética vintage, mas são objetos novos, comprados em lojas de decoração, com valores bem mais em conta. Os estilos podem dialogar e compor um ambiente criativo, que foge do óbvio. Somados a peças de design contemporâneo, podem criar uma atmosfera atemporal. Quer incorporar o estilo retrô ao seu cantinho? Conheça as características e inspire-se para repaginar seu espaço.

Principais características

No estilo retrô, padrões geométricos e formas abstratas são muito usados em estampas, que podem aparecer tanto em objetos, quanto nos revestimentos. É muito comum brincar com os formatos em roupas de cama, estofados, cortinas ou até tapetes. Outro clássico são as estampas florais, que promovem delicadeza, em contraposição às tonalidades vibrantes. Com tantas colorações e texturas, para buscar uma composição harmônica, uma boa dica é usar tons neutros nas paredes e nos pisos, mesclando cores em objetos pontuais.

Uma ótima alternativa é misturar peças retrô com outros estilos. Um ponto positivo da decoração é justamente não precisar se limitar e poder construir ambientes mais confortáveis. O resgate da atmosfera passada pode estar presente em elementos pontuais. Móveis com design moderno, por exemplo, fazem uma composição sofisticada com ladrilhos hidráulicos ou portugueses ao fundo.

Ambientes em evidência 

O banheiro e a cozinha são lugares de destaque na decoração, onde a elegância precisa estar aliada à funcionalidade. Além de geladeiras e fogões, se você é amante do clima retrô, aposte em prateleiras suspensas, tijolinhos, armários com molduras e vidro martelado, para romper com o básico. Se deseja um banheiro mais charmoso, invista no retrô chique, com a adição de móveis e materiais luxuosos. Podem ser pias adornadas, espelhos emoldurados em dourado, ladrilhos, chuveiros com tons de metais antigos e pisos hexagonais. 

Como incorporar à minha casa 

Redecorar inteiramente uma residência não é nada fácil, mas é uma jornada que vale a pena e pode ser trilhada aos poucos. Se tiver uma verba extra, você pode contratar arquitetos e decoradores, mas também buscar referências e fazer você mesmo. A ideia é adicionar peças que tragam história e significado. Com o uso de ferramentas e equipamentos como a furadeira, é possível inserir objetos retrô e afetivos nos cômodos para complementar a decoração. Inicialmente, escolha um ou dois ambientes, e invista em pequenos truques. Pense no uso de cada espaço, garimpe objetos marcantes e fáceis de encontrar. Divirta-se no processo, e aproveite para exercitar a sua criatividade com leveza. Assim, sua casa vai refletir seu jeito de ser e encantar. 

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando — A serviço da informação!

Flávia Viana

Jornalista e editora convidada do Rede Noticiando. Contribui com pautas sobre saúde, tecnologia, aplicativos e mobilidade urbana.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.