A Companha Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) pretende retirar de circulação ainda este ano, as últimas unidades dos trens da série 1700. Atualmente essa frota opera na Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí).
A baixa operacional desses trens não é nenhuma novidade, já que a Linha 7-Rubi têm recebido os novos trens da série 9500, fabricados pela sul-coreana Hyundai Rotem. Essa nova frota faz parte do lote de 65 novos trens que a CPTM encomendou para substituir a frota operacional antiga.
Em nota, a CPTM informou que ”os trens da série 1700 que prestam serviços na Linha 7-Rubi, têm previsão de substituição para o segundo semestre deste ano”.
Enquanto isso não ocorre, ainda é possível utilizar os trens dessa frota, que opera com maior frequência na extensão da Linha 7-Rubi, entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.
Série 1700
Encomendados pela CBTU em 1986, os trens da Mafersa foram bem recebidos na época em quem chegou em São Paulo, pois eram robustos, potentes e de fácil condução.
Pela CBTU, as 25 unidades circularam entre os anos de 1987 e 1992, quando a CPTM assumiu a operação dos trens metropolitanos em São Paulo. Na época, todas as unidades estavam em circulação, e em perfeito estado de conservação.
Em 1999, a CPTM assinou uma série de contratos para reforma e modernização dos trens da série 1700, e as composições receberam os devidos cuidados na época.
Atualmente, restam poucas unidades em operação, sendo que em grande parte, os trens operam na extensão operacional da Linha 7-Rubi, entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.
Relembre
– Trem da série 1100 faz sua despedida dos trilhos em São Paulo
Leia também
– CPTM decreta oficialmente baixa operacional dos trens da série 4400
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público de São Paulo e Região Metropolitana?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.
Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.
Uma vez no Google eu vi (não sei se é montagem fotografica),porém vi uma foto da parte frontal de um série 1.700 modernizado com uma máscara de fibra pintada de vermelho e com um parabrisa igual a do metrô e com os faróis originais, eu vi somente uma vez no Google e depois nunca mais a vi no mesmo.Seria um protzótipo modernizado pela Alstom? ou é uma foto montagem, eu não tenho notícias que a Alstom está ou modernizou algum série 1.700 ,o que eu saiba é que infelizmente serão sucateados, alguém sabe disso sobre a aparição desse série 1.700 modernizado com uma máscara de fibra pintada em vermelho; alguém sabe disso? .
Uma vez no Google eu vi (não sei se é montagem fotografica),porém vi uma foto da parte frontal de um série 1.700 modernizado com uma máscara de fibra pintada de vermelho e com um parabrisa igual a do metrô e com os faróis originais, eu vi somente uma vez no Google e depois nunca mais a vi no mesmo.Seria um protótipo modernizado pela Alstom? ou é uma foto montagem, eu não tenho notícias que a Alstom está ou modernizou algum série 1.700 ,o que eu saiba é que infelizmente serão sucateados, alguém sabe disso sobre a aparição desse série 1.700 modernizado com uma máscara de fibra pintada em vermelho; alguém sabe disso? .
Corrigindo : a SUPERVIA restaurou o famoso sukita da série 400 na versão original de 1.982 ,porém o mesmo está exposto nas oficinas de Deodoro para eventos especiais, a CPTM não poderia fazer o mesmo com os trens antigos e criar um museu do trem metropolitano ?- não houve sequer um abaixo assinado para preservar cada trem antigo ? – ninguém fez nada? nem a ABPF – ?Quero informar a todos os nossos amigos ferroviários amadores que o trem da série 1.700 começou a circular apartir de 25/05/87 eu sei disso porque eu tinha um pôster do mafersa série 700 da CBTU (revista ferrovia de 1.988) e nesse pôster informava a data de entrada de operação do série 700 ,atual 1.700 .Valeu umesmo abraço para todos, meu fone para contato é : 0xx21-989440572.
Olá boa noite meus queridos ferroviários amadores, A CPTM deveria modernizar esses trens da série 1.700 instalando ar condicionado nos mesmos acho inviável e uma desmoralização em sucatear os mesmos, veja bem, esse trem sempre foi um dos melhores trens da frota porém o mesmo possui equipamentos japoneses da HITACHI ,nunca deram problemas operacionais, esse trem ainda teria mais trinta anos de uso,estou triste ao saber que o série 1.700 circulará até ao dia vinte e três, acho inviável o sucata mentor dos mesmos ou então que doem para a supenviar, veja bem, a SUPERVIA reformou a série 700 instalando ar condicionado e inclusive os cobrasma série 900 e vão circular por um tempo indeterminado,inclusive a SUPERVIA restaurou na versão original de 1.982 o famoso súbita nas cores laranjas com um faxina azul na lateral, esse trem é o série 400,porém está exposto nas oficinas de De odor o para eventos especiais, consulte a SUPERVIA.