A Companha Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) pretende retirar de circulação ainda este ano, as últimas unidades dos trens da série 1700. Atualmente essa frota opera na Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí).

A baixa operacional desses trens não é nenhuma novidade, já que a Linha 7-Rubi têm recebido os novos trens da série 9500, fabricados pela sul-coreana Hyundai Rotem. Essa nova frota faz parte do lote de 65 novos trens que a CPTM encomendou para substituir a frota operacional antiga.

Em nota, a CPTM informou que ”os trens da série 1700 que prestam serviços na Linha 7-Rubi, têm previsão de substituição para o segundo semestre deste ano”.

Enquanto isso não ocorre, ainda é possível utilizar os trens dessa frota, que opera com maior frequência na extensão da Linha 7-Rubi, entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.

banner recarga pay bilhete único

Série 1700

Encomendados pela CBTU em 1986, os trens da Mafersa foram bem recebidos na época em quem chegou em São Paulo, pois eram robustos, potentes e de fácil condução.

Pela CBTU, as 25 unidades circularam entre os anos de 1987 e 1992, quando a CPTM assumiu a operação dos trens metropolitanos em São Paulo. Na época, todas as unidades estavam em circulação, e em perfeito estado de conservação.

Em 1999, a CPTM assinou uma série de contratos para reforma e modernização dos trens da série 1700, e as composições receberam os devidos cuidados na época.

Atualmente, restam poucas unidades em operação, sendo que em grande parte, os trens operam na extensão operacional da Linha 7-Rubi, entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.

Relembre

– Trem da série 1100 faz sua despedida dos trilhos em São Paulo

Leia também

– CPTM decreta oficialmente baixa operacional dos trens da série 4400

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público de São Paulo e Região Metropolitana?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Dayane Priscila

Estudante de Desenvolvimento de Sistemas. Mini bibliotecária (Tributo, Semi-deusa, selecionada). Fotógrafa aspirante e amante de astronomia.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.