A Companha Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) pretende retirar de circulação ainda este ano, as últimas unidades dos trens da série 1700. Atualmente essa frota opera na Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí).

A baixa operacional desses trens não é nenhuma novidade, já que a Linha 7-Rubi têm recebido os novos trens da série 9500, fabricados pela sul-coreana Hyundai Rotem. Essa nova frota faz parte do lote de 65 novos trens que a CPTM encomendou para substituir a frota operacional antiga.

Em nota, a CPTM informou que ”os trens da série 1700 que prestam serviços na Linha 7-Rubi, têm previsão de substituição para o segundo semestre deste ano”.

Enquanto isso não ocorre, ainda é possível utilizar os trens dessa frota, que opera com maior frequência na extensão da Linha 7-Rubi, entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.

banner recarga pay bilhete único

Série 1700

Encomendados pela CBTU em 1986, os trens da Mafersa foram bem recebidos na época em quem chegou em São Paulo, pois eram robustos, potentes e de fácil condução.

Pela CBTU, as 25 unidades circularam entre os anos de 1987 e 1992, quando a CPTM assumiu a operação dos trens metropolitanos em São Paulo. Na época, todas as unidades estavam em circulação, e em perfeito estado de conservação.

Em 1999, a CPTM assinou uma série de contratos para reforma e modernização dos trens da série 1700, e as composições receberam os devidos cuidados na época.

Atualmente, restam poucas unidades em operação, sendo que em grande parte, os trens operam na extensão operacional da Linha 7-Rubi, entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.

Relembre

– Trem da série 1100 faz sua despedida dos trilhos em São Paulo

Leia também

– CPTM decreta oficialmente baixa operacional dos trens da série 4400

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público de São Paulo e Região Metropolitana?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Dayane Priscila

Estudante de Desenvolvimento de Sistemas. Mini bibliotecária (Tributo, Semi-deusa, selecionada). Fotógrafa aspirante e amante de astronomia.
Siga-me:

Posts relacionados

  1. Ulisses da Silva Scrima. says:

    Uma vez no Google eu vi (não sei se é montagem fotografica),porém vi uma foto da parte frontal de um série 1.700 modernizado com uma máscara de fibra pintada de vermelho e com um parabrisa igual a do metrô e com os faróis originais, eu vi somente uma vez no Google e depois nunca mais a vi no mesmo.Seria um protzótipo modernizado pela Alstom? ou é uma foto montagem, eu não tenho notícias que a Alstom está ou modernizou algum série 1.700 ,o que eu saiba é que infelizmente serão sucateados, alguém sabe disso sobre a aparição desse série 1.700 modernizado com uma máscara de fibra pintada em vermelho; alguém sabe disso? .

  2. Anônimo says:

    Uma vez no Google eu vi (não sei se é montagem fotografica),porém vi uma foto da parte frontal de um série 1.700 modernizado com uma máscara de fibra pintada de vermelho e com um parabrisa igual a do metrô e com os faróis originais, eu vi somente uma vez no Google e depois nunca mais a vi no mesmo.Seria um protótipo modernizado pela Alstom? ou é uma foto montagem, eu não tenho notícias que a Alstom está ou modernizou algum série 1.700 ,o que eu saiba é que infelizmente serão sucateados, alguém sabe disso sobre a aparição desse série 1.700 modernizado com uma máscara de fibra pintada em vermelho; alguém sabe disso? .

  3. Anônimo says:

    Corrigindo : a SUPERVIA restaurou o famoso sukita da série 400 na versão original de 1.982 ,porém o mesmo está exposto nas oficinas de Deodoro para eventos especiais, a CPTM não poderia fazer o mesmo com os trens antigos e criar um museu do trem metropolitano ?- não houve sequer um abaixo assinado para preservar cada trem antigo ? – ninguém fez nada? nem a ABPF – ?Quero informar a todos os nossos amigos ferroviários amadores que o trem da série 1.700 começou a circular apartir de 25/05/87 eu sei disso porque eu tinha um pôster do mafersa série 700 da CBTU (revista ferrovia de 1.988) e nesse pôster informava a data de entrada de operação do série 700 ,atual 1.700 .Valeu umesmo abraço para todos, meu fone para contato é : 0xx21-989440572.

  4. Ulisses da Silva Scrima. says:

    Olá boa noite meus queridos ferroviários amadores, A CPTM deveria modernizar esses trens da série 1.700 instalando ar condicionado nos mesmos acho inviável e uma desmoralização em sucatear os mesmos, veja bem, esse trem sempre foi um dos melhores trens da frota porém o mesmo possui equipamentos japoneses da HITACHI ,nunca deram problemas operacionais, esse trem ainda teria mais trinta anos de uso,estou triste ao saber que o série 1.700 circulará até ao dia vinte e três, acho inviável o sucata mentor dos mesmos ou então que doem para a supenviar, veja bem, a SUPERVIA reformou a série 700 instalando ar condicionado e inclusive os cobrasma série 900 e vão circular por um tempo indeterminado,inclusive a SUPERVIA restaurou na versão original de 1.982 o famoso súbita nas cores laranjas com um faxina azul na lateral, esse trem é o série 400,porém está exposto nas oficinas de De odor o para eventos especiais, consulte a SUPERVIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.