outubro 16, 2018

Neste sábado, dia 26 de maio, o trem Budd série 1100 fará sua viagem de despedida após pouco mais de sessenta anos de serviços prestados nas linhas 7-Rubi e 10-Turquesa. Um ciclo se encerra desta frota, que é mais antiga nos trilhos paulistas.

O último exemplar operacional desta série, de numeração 1114/1115, fará sua última viagem entre as estações Luz e Jundiaí, em um evento simbólico, com a presença de blogueiros e entusiastas do sistema, por volta das 10h.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) têm investido na renovação da sua frota operacional de trens, com a recente aquisição de 65 novas composições, das séries 8500 e 9500 onde os trens possuem salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (contam com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio, além de espaço para cadeirantes).

Também dispõem de monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

Cerca de 40 unidades do lote de 65 já foram entregues à população, a estimativa é que as outras 25 unidades entrem em operação gradativamente neste ano.

Os trens da série 1100 foram adquiridos pela extinta Estrada de Ferro Santos Jundiaí (EFSJ), em 1957, contava com onze trens de seis carros. Foi a primeira frota de aço inox do Brasil, fato que na época, revolucionou a indústria ferroviária, pela durabilidade do material rodante e sua manutenção.

A frota vem sendo substituída gradativamente, por trens da série 9500, da fabricante coreana Hyundai Rotem, que circula na linha 7-Rubi, juntamente dos trens série 1700 Mafersa e dos novos CAF série 8500.

Após diversas manifestações solicitando um evento de despedida ‘’simbólico’’ para o Budd, o Rede Noticiando através do CPTM Noticiando, em parceria com o Diário da CPTM e o blog CPTM em Foco, foram convidados pelo departamento de marketing da CPTM que prontamente atendeu a ideia, colheu sugestões, para que tal ação pudesse ser realizada. Logo após a diretoria da Companhia sinalizar positivamente, num ato gentil, o evento poderá ser realizado.

Despedida do trem série 1100

Local: Estação da Luz

Data e horário: Sábado, dia 26 de março, às 10h

Ponto de encontro: Plataforma 1, sentindo Jundiaí

Igor Roberto

Profissional e estudante de enfermagem, pesquisador, analista financeiro e de mídias sociais. A informação é o meu esporte!
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.