novembro 29, 2022

Um relacionamento amoroso não é feito apenas de bons momentos. Quando nos envolvemos emocionalmente estamos abertos a conhecer e expor as qualidades e defeitos de cada indivíduo.  A convivência tem o poder de potencializar, sobretudo, as diferenças e durante o isolamento social muitos casais têm enfrentado o desgaste causado por pequenas brigas, que quando não resolvidas, podem até levar ao fim do relacionamento.

As brigas entre casais jamais devem ser evitadas, pois elas podem ser uma oportunidade de crescimento na relação, mas o segredo está na forma com que resolvem os problemas. Quer aprender a resolver os seus conflitos de forma saudável e salvar o seu relacionamento? Confira as dicas abaixo!

Brigas de casal por falta de privacidade

Antes de serem pares, o casal é formado por indivíduos que precisam da sua individualidade. A privacidade faz parte disso e precisa ser respeitada em um relacionamento tendo a confiança como base.

Quando brigas acontecem por causa da falta de privacidade é preciso investigar o que realmente fere o espaço do outro. Se a briga acontece por causa de uma senha do celular, vale questionar como está a confiança entre o casal e expor as inseguranças de cada parte.

A união não deve significar domínio e anulação de características individuais. É importante saber separar mesmo junto e isso deverá ser uma conquista e construção do casal.

Brigas de casal por causa das amizades

As brigas por causa das amizades são mais comuns do que parecem. Frases como “você prefere estar com eles do que comigo” ou “você dá mais atenção para elas do que para mim” são as acusações mais comuns nos conflitos entre casais.

Antes de iniciar esse tipo de discussão, vale refletir sobre as coisas boas que os amigos (as) têm acrescentado de bom na vida do (a) parceiro (a). Assim como você tem suas amizades, a outra pessoa também cultiva esse tipo de relacionamento e é saudável que cada um tenha seu espaço, assim como suas amizades.

Mas, quando é realmente um problema? As amizades prejudicam a relação de um casal quando se sobrepõem à busca de estarem juntos. Quando os amigos acabam sendo uma fuga, um elemento de compensação para justificar o desinteresse de um pelo outro.

Brigas de casal por causa do ciúmes


O ciúmes faz parte de mostrar o interesse um pelo outro, entretanto, em excesso pode atrapalhar drasticamente uma relação. O ciúmes em boa medida é uma demonstração de amor, mas atrapalha a relação do casal quando é desmedido e aparece de forma doentia.

Muitas vezes o ciúme é causado pela baixa autoestima e traz o sentimento de que a pessoa não é suficientemente “boa” para a outra. Neste caso, vale questionar o que desencadeia o sentimento de ciúmes e levantar os pontos que podem atrapalhar a relação. O casal precisa avaliar juntos e questionar como o ciúmes torna o relacionamento tóxico e deixa de lado o amor e cuidado. 

Brigas por causa de sexo

Grande parte das brigas entre casais acontecem pela falta de frequencia no sexo. É natural que com o estresse e a rotina aconteça esse tipo de situação, mas não é normal quando um dos parceiros fica totalmente acomodado. 

Cada relacionamento tem sua intimidade e a qualidade sexual do casal se afeta quando o desejo de um pelo outro se quebra e a indiferença se instala. Para que isso não aconteça na sua relação, é preciso resgatar o desejo que existia há pouco tempo. 

Um ponto importante é que, conversar sobre o desânimo, a preguiça e os sentimentos negativos que tiram o desejo, pode ajudar a identificar problemas mais graves, como a depressão. Nesses casos, é indispensável a ajuda de um profissional. 

O sexo não deve ser uma das tarefas do dia a ser realizado na hora de dormir, após um dia longo e casativo. É preciso nutrir o desejo com pequenas ações durante o dia. Experimente mensagens inusitadas, uma foto mais picante, experimente brinquedos eróticos e saia da rotina. Veja outras dicas de como apimentar a relação.

Brigas de casal por causa de dinheiro

As brigas por causa de dinheiro tem o poder de desgastar uma relação ao ponto de levá-la ao término, pois afetam diretamente os planos para o futuro do casal. O desequilíbrio financeiro pode acontecer por diversos motivos, desde comprar algo em comum, planejar uma casa até diferenças econômicas. Para evitar esse tipo de conflito, é importante que o casal entre em um acordo de como irão gerir juntos suas finanças.

Alguns casais optam por dividir meio a meio as despesas, já outros preferem separar uma parte de forma proporcional ao salário. O importante é que o casal entenda que existem as despesas conjuntas e as despesas individuais e respeitar esse espaço é fundamental para evitar esse tipo de conflito. 

Quando um relacionamento deixa de ser saudável?

Certamente, um relacionamento não é saudável quando existem agressões verbais e não verbais e todo tipo de violência psicológica. Deixando esses casos extremos de lado, o que é saudável para um pode não ser exatamente para o outro.


O que deixa de ser saudável num relacionamento seria a alienação das dificuldades. A cegueira diante dos conflitos que vão surgindo e são deixados para trás. Isso significa que nunca se deve menosprezar as dores e dificuldades do outro e, é muito importante, procurar resolver todos os conflitos de forma construtiva. 

Quando o casal não procura resolver suas diferenças, abre espaço para a desconfiança, indiferença, insegurança e na medida com que esses sentimentos se instalam a relação fica comprometida.


Quando é a hora de procurar ajuda?


O casal deve procurar ajuda terapêutica quando a comunicação e o entendimento estão interrompidos. A escuta neutra, do terapeuta, deve ser uma maneira de auxiliar o casal a esclarecer, discutir e ajudá-los num possível entendimento do que está havendo.


Diálogo é a chave de uma relação de sucesso

O diálogo ainda é a melhor resposta para resolver os conflitos de uma relação. Expor seus sentimentos, ouvir o outro e procurar resolver juntos o problema permite que o relacionamento cresça de forma saudável. Procure um profissional para ajudar o casal nesse processo, pois pode facilitar a comunicação e o entendimento do outro quando as coisas estão muito difíceis. 

Dito isso, tendo como base, a confiança, o respeito e muito diálogo é possível conquistar e evoluir como casal e cada um no seu individual. Um relacionamento perfeito sem conflitos não existe e quando bem resolvidos pode até apimentar a relação.
Fonte: Blog Désir Atelier

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando — A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *