agosto 18, 2022

Há alguns segredos que você precisa saber antes de começar a comprar backlinks! Isso porque sabemos que a estratégia de Link building ajuda a criar boas referências para que o Google leia seu domínio positivamente. No entanto, é preciso fazer da forma correta.

Ou seja, link building quando feito corretamente pode ser uma das melhores formas de otimizar seu ranqueamento no Google. Entretanto, construir um perfil de backlinks de qualidade não é nada tão simples.

Além disso, existem alguns pontos que você deve saber antes de iniciar a sua estratégia de conquista de links. E para acabar de vez com toda desinformação sobre o assunto, preparamos esse pequeno manual com quatro segredos que você precisa saber sobre backlinks. 

Afinal, você não quer arriscar prejudicar o seu site ou até mesmo ter o seu site penalizado pelo Google.

Continue a leitura para iniciar a sua estratégia da maneira correta.

Veja também: Marketing Educacional: 06 Dicas para pôr em prática em 2022!

Por que links são tão importantes?

Para começar, entenda que atualmente os mecanismos de busca se importam não somente com o link, mas até mesmo com a âncora. Uma vez que, um texto com a palavra-chave como âncora possui mais relevância que um com uma âncora mais genérica.

É essencial ter um bom número de links que apontem para seu domínio, mas também é necessário que eles sejam de domínios diferentes e de tipos diferentes de sites. Como empresas, sites de notícias, blogs, entre outros. 

Isso quer dizer que você precisa de muitos links de vários sites diferentes.

Também é preciso prezar pela qualidade do link. Lembrando que quanto melhor for a autoridade dos sites que estão lincando para você, melhor será o resultado. 

Em resumo, os sites que apresentam mais autoridade e os com mais acessos são também os que têm os links mais valiosos.

Relacionado: Marketing de influência: vale a pena incluir em sua estratégia?

Você realmente precisa comprar backlinks?

Tenha em mente que a resposta para essa pergunta é sim. Muita gente escuta falar sobre backlinks, mas não fazem ideia do que são e qual é o impacto deles dentro de uma estratégia de SEO.

Ainda que o Google não revele como funciona seu algoritmo e quais os critérios de ranqueamento, ele sempre deixou claro a importância dos links de qualidade. Sendo assim, é impossível negar o peso que eles possuem na decisão do buscador, na hora de classificar os sites em suas páginas da SERP.

Por exemplo, pesquisas realizadas por empresas renomadas do setor, como MOZ e Ahrefs, mostram que os sites melhor ranqueados no Google são aqueles que possuem boa autoridade. Por isso, ele enxerga cada backlink usado como um voto para seu site.

Em suma, podemos afirmar que quanto mais links vindos de sites com boa reputação você tiver, mais chances de ser visto como uma boa fonte de reputação você possui.

Por fim, essa foi uma maneira resumida de dizer que essa é a melhor estratégia para quem deseja obter as melhores posições no Google. Principalmente, em segmentos mais competitivos, você realmente irá precisar ter uma estratégia de link building.

Meu site será penalizado por comprar backlinks?

Essa é uma das maiores dúvidas e mitos sobre o link building. No entanto, tenha em mente que o Google geralmente penaliza sites que constroem links de maneira artificial. 

Nesse caso, conseguimos dar como exemplo uma estratégia muito comum e que não é recomendada: Os chamados PBN (Private Blogs Network).

Se você não conhece, trata-se de uma rede privada de blogs e sites construídos com o único objetivo de levar links para um site. Nossa dica: não opte por esse tipo de estratégia!

Outro cuidado importante que você pode ter é o de evitar comprar vários links de fontes duvidosas e em um único dia. Por fim, mais um aspecto fundamental sobre link building e riscos de punição são os textos-âncora.

Lembre-se que texto-âncora (também chamado anchor text) é o grupo de palavras ou expressões usadas para inserir o link para uma página. Normalmente, as pessoas acabam colocando a palavra-chave que desejam ranquear no texto-âncora. 

Porém, se você exagerar, o Google pode entender isso como sendo manipulação.

Para evitar que isso ocorra com você, diversifique as palavras e expressões usadas como texto-âncora. Uma dica é incluir frases naturais, como o nome da marca, além das expressões mais usadas como “saiba mais” ou “clique aqui”.

Quais tipos de links você deve comprar?

Quais tipos de links você deve comprar
Imagem: Freepik.com

Como você já deve ter reparado, comprar backlinks não é uma fórmula tão simples. Uma vez que, existe uma grande variedade de tipos de links. Nesse caso, uma boa solução é recorrer a uma empresa reconhecida.

Assim, você tem a garantia de que os links são testados e selecionados apenas os backlinks de qualidade, que trazem mais resultados, de maneira segura e duradoura.

Além disso, podemos citar dois tipos de links que são muito importantes para basear sua estratégia.

Links de sinais sociais (ou chamados de base)

Primeiramente, esses são links fáceis de conquistar. Por exemplo, eles podem ser obtidos por meio da criação de perfil nas redes sociais, comentários em blogs e pelo Google Meu Negócio.

No entanto, esse tipo de link não irá impactar diretamente no ranqueamento das palavras-chave que você deseja. Por outro lado, irão funcionar como um sinal para mostrar ao Google que o seu negócio é legítimo. O que também é importante para criar autoridade.

Links em conteúdos (ou chamados de in-content)

Agora estamos falando dos links encontrados em textos em sites que direcionam para outro site. É isso que acontece quando um site de jornal ou artigo de blog menciona a sua empresa e envia um link para ela.

O ideal é quando esse processo de menção envolve sites relevantes e respeitados, e você usa como texto-âncora os termos para os quais deseja ranquear. Dessa forma, o Google entende seu conteúdo como uma dica a ser considerada na hora de decidir qual página colocar nas primeiras posições.

Ou seja, uma das formas de conseguir bons backlinks em sites de qualidade é distribuindo conteúdo relevante, útil e também para sites que possuem afinidade com o tema que você está abordando no seu negócio.

Assim, você melhora as chances de poder ranquear o seu site para palavras-chave que realmente são relevantes para sua marca. Que, no que lhe concerne, geram conversão de vendas.

Por onde começar a comprar backlinks?

Por fim, decidir investir em um projeto de ganho estruturado e recorrente de backlinks é uma das principais ações presentes na cabeça dos profissionais de marketing.

No entanto, vale a pena ressaltar que se você não comprar links, muito provavelmente seu projeto será menos competitivo. Isso significa que você não terá um desempenho efetivo nos mecanismos de busca do Google.

A verdade é que não importa qual estratégia você irá escolher para começar o seu projeto de link building. O fundamental é que ele seja construído naturalmente, sempre colaborando para que seu site ganhe autoridade.

Então, caso você decida comprar links usando uma agência de link building, distribuição de conteúdo ou de assessoria de imprensa digital, primeiro cheque a experiência da equipe em SEO e Marketing de Conteúdo. Afinal, você está buscando backlinks de qualidade.

Só assim você pode atingir resultados mais assertivos e que te permitem competir por um bom posicionamento nas palavras-chave que verdadeiramente importam para seu negócio.

Busque por profissionais que são especialistas neste tipo de serviço. Assim você tem a certeza de que suas campanhas de linkbuilding estão sendo bem cuidadas através da compra de backlinks de qualidade em sites brasileiros.

 O que achou dessa estratégia? Você a utiliza no seu negócio? Deixe seu comentário.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando — A serviço da informação!

Wagner Santos

Apaixonado por tecnologia, marketing digital e SEO com 31 anos e 8 de atuação nessas áreas, sou criador da Revista de Marketing e vários outros projetos online. Sempre buscando aprender o que a de melhor e mais atualizado sobre esses assuntos para trazer as melhores respostas para dúvidas nesse meio.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.