janeiro 22, 2021

A SPTrans registrou mais de 7 mil interações entre usuários e chatbot, desde 1º de maio, data de início da operação da nova ferramenta. O canal de atendimento pode ser acessado diretamente através da página da SPTrans na rede social. Os usuários do Bilhete Único podem tirar dúvidas e resolver alguns problemas relacionados à utilização do cartão.

Quando a dúvida não é sanada, o usuário pode pedir para falar com um atendente, que está disponível de segunda a sexta em horário comercial, das 8h às 17h. Desde o início do serviço, apenas 372 atendimentos precisaram da interação humana, o que representa 0,45% do total.

Nesse período, os serviços mais procurados foram para tirar dúvidas referentes ao Bilhete Único e o acompanhamento de solicitações do BU Especial. As interações duram em torno de 5 minutos, em média.

O assistente virtual interage com a população automaticamente pela página @SPTransOficial. O canal de atendimento facilita o relacionamento da empresa com os usuários do Bilhete Único que têm perfil na rede social por meio de uma comunicação automatizada e eficiente, dá celeridade às respostas e filtra as perguntas que necessitem de uma análise mais detalhada.

Chatbots são programas de computador que utilizam inteligência artificial para interagir com usuários de várias plataformas e aplicativos. Popularmente chamados de robôs, são capazes de se comunicar com pessoas de forma humana e se tornaram uma ferramenta de comunicação importante entre as empresas e seus consumidores.

Os usuários do Bilhete Único podem tirar dúvidas sobre postos de atendimento, procedimento para emissão de cartão, utilização do Bilhete Único e opções para compra de crédito, por exemplo.

Como acessar o serviço?

O usuário deve acessar o serviço clicando no botão “enviar uma mensagem” no canto superior direito da página da @SPTransOficial. Ao clicar, abrirá a tela para início da conversação com o chatbot.

Desta forma, o munícipe poderá obter informações sobre o status de solicitações do Bilhete Único e, se necessário, interagir com um funcionário da equipe de atendimento.

A interação humana só será necessária para os serviços de consulta ao cadastro do usuário e às ocorrências de solicitação ou utilização do seu Bilhete Único.

Para as consultas mais complexas o usuário enviará seus dados, como RG, CPF e número do cartão e receberá a resposta, via atendente, pela própria plataforma, dentro de alguns minutos.

SPTrans

Para ficar por dentro das últimas notícias da SPTrans como alterações de linhas de ônibus, entre outras notícias, clique aqui.

Transporte sobre trilhos

Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.

Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.

E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.