Após concessão, linha 7-Rubi deve ter “ponto final” na Barra Funda

Após concessão, linha 7-Rubi deve ter “ponto final” na Barra Funda
Trens da Linha 7-Rubi prestam serviços até a estação do Brás (Foto: Dayane Priscila/Rede Noticiando)

A Linha 7-Rubi da CPTM pode ter como destino final no futuro, a estação Palmeiras-Barra Funda. Atualmente o ramal atende as estações Luz e Brás, com destino a Francisco Morato e Jundiaí.

Em recentes apresentações feitas pelo governo de São Paulo, a linha 7-Rubi apareceu suprida com seu atendimento final em Barra Funda. Isso deve acontecer após a concessão do ramal junto do Trem Intercidades, que ficará sob responsabilidade da iniciativa privada.

Durante sua apresentação na 26ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, promovida pela AEMESP há algumas semanas atrás, alguns slides de Pedro Moro, presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), detalhou as fases de implantação do projeto, cujo “leilão” está previsto para acontecer em 2021. O fato foi muito bem observado pelo site Metrô/CPTM.

Veja parte do documento apresentado por Moro abaixo:

Caso essa pobilidade seja executada, isso pode abrir caminho para mais linhas na estação Palmeiras-Barra Funda.

Por exemplo, o trecho entre as estações Luz e Brás com quatro vias, é utilizado apenas pela linha 7 atualmente. A Linha 11-Coral pode finalmente ser estendida até a região, claro, isso após algumas obras de melhorias na via entre Luz e Barra Funda, a Linha 10-Turquesa pode voltar a ter como parada final a estação da Luz, e, aquele projeto apresentado por Baldy, de levar a linha 13-Jade até a zona norte, pode sair do papel. Essa última parte deve contar com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

Dimensionamento de fluxo

Com as linhas 3-Vermelha do Metrô, 7-Rubi, 11-Coral e 13-Jade da CPTM, pode ajudar a dimensionar o fluxo de passageiros que hoje, se aglomeram literalmente para chegar ou partir do centro, acabando com algumas baldeações.

Espera-se que num futuro próximo, com a retomada das obras da Linha 6-Laranja pela Acciona, a estação Água Branca ganhe conexão com a rede metroviária e possa assumir parte deste fluxo, que hoje faz baldeação em Luz ou Sé para seguir viagem.

Portanto, os passageiros devem ficar atentos, pois os planos são de mudanças profundas nas viagens da companhia.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Estudante de Direito e formado em Gestão Pública, com mais de 10 anos de experiência como setorista especializado em mobilidade e transportes. Apaixonado por informar e debater soluções para os desafios urbanos, é o criador da Rede Noticiando , um portal de referência para quem busca entender e acompanhar as principais novidades e tendências do setor. Quer falar com o Igor? Envie e-mail para [email protected]

Um comentário em “Após concessão, linha 7-Rubi deve ter “ponto final” na Barra Funda

  1. Fracamente, curti essa alteração não, eu pego a linha 7 Rubi e ia até o Brás porque trabalho lá do lado da estação, agora vou ter que fazer baldeação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *