A BYD, fabricante que ficou responsável pela fabricação dos 14 trens para a linha 17-Ouro do monotrilho, terá que readequar seu projeto original para que o material possa operar no ramal que vai ligar o Aeroporto de Congonhas até a Estação Morumbi (com transferência para a linha 9-Esmeralda da CPTM).
A informação é do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, durante uma entrevista a portais de mobilidade, entre os quais o Rede Noticiando participou, na noite desta sexta-feira, 29 de maio.
O secretário explicou que o motivo das readequações é em razão das vigas, já instaladas prevendo os trens da Scomi, que decretou falência.
Baldy informou que conversa com a BYD para que o trem cabeça de série, como é chamado a primeira composição fabricada, seja entregue antes de 18 meses.
O Metrô de São Paulo assinou na última terça-feira, 26 de maio, a Ordem de Serviço para a fabricação dos 14 trens do monotrilho da Linha 17-Ouro, que vai ligar o Aeroporto de Congonhas à rede de transportes sobre trilhos. O documento permitirá também a colocação das portas de plataforma nas oito estações e instalação dos sistemas de controle e sinalização.
A BYD iniciará o serviço com prazo de 720 dias para a montagem do primeiro trem que será avaliado pelo Metrô e, em caso de aprovação, permitirá a montagem dos outros 13 trens.
O contrato com a BYD, que tem valor de R$ 989 milhões e prazo de 38 meses, contempla também a instalação dos sistemas de captação de energia, redes de fibra óptica, controle centralizado, máquina de lavar trens, veículos de inspeção e manutenção de via, além de vigas para testes dos trens.
Contudo, apesar deste prazo estipulado, Baldy informou que espera da BYD uma entrega antecipada.
Linha 17-Ouro do monotrilho
A Linha 17-Ouro era pra ter sido entregue antes da Copa do Mundo de 2014 que aconteceu no Brasil, entretanto, até hoje nenhuma estação ou trem se quer foram entregues.
O “trecho prioritário” conforme o governo chama, corresponde as estações Congonhas, Jardim Aeroporto, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo (integrada a linha 5-Lilás), Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e o Pátio Água Espraiada.
Quando estiver concluída, a operação e administração do monotrilho nesta linha será de responsabilidade do consórcio ViaMobilidade, que já opera a Linha 5-Lilás de metrô.
*Anderson Dantas em colaboração especial ao Rede Noticiando
Transporte sobre trilhos
Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.
Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.
E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram