Nos dias 27 e 28 de julho, acontece a tradicional quermesse de rua na região do Metrô Paraíso que, a cada ano, conta com um público cada vez mais numeroso.
A Festa de Santa Generosa, além de comemorar os festejos da Padroeira, cuja data é 17 de julho, foi idealizada na esteira da Pré Jornada, oportunidade em que a Paróquia Santa Generosa acolheu, com muita alegria e disposição, aproximadamente cinquenta iraquianos que vieram ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro.
Naquela ocasião verificou-se que paroquianos e pessoas que trabalham e moram no bairro do Paraíso, que até então eram distantes do ambiente paroquial, começaram a participar ativamente dos inúmeros movimentos paroquiais e, para não se perder esse espírito de união e solidariedade, iniciaram-se os festejos, que sempre acontecem no último final de semana de julho.
Além da aproximação dos paroquianos, a Festa de Santa Generosa, cuja receita é revertida integralmente para as obras sociais da Paróquia, dentre as quais se destaca o auxílio material e espiritual a dezenas de famílias carentes, tem o objetivo, também, de valorizar, preservar e divulgar a tradição e a cultura de diversas nações presentes em nossa cidade, contando, ainda, com danças folclóricas, shows e deliciosas comidas típicas.
Para a realização desta festa, a comissão organizadora se reúne desde o começo de cada ano, fazendo reuniões todos os sábados. É necessário todo um planejamento e logística, com envio de ofícios à Prefeitura de São Paulo, Companhia de Engenharia de Tráfego, Enel, Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, Samu, entre outros e também contatos com os hospitais próximos.
Por fim, para arcar com as despesas iniciais da Festa, e tendo por princípio não onerar as contas da Paróquia, a Comissão procura fazer eventos, sendo certo que, neste ano, foi realizada a Noite da Lasanha e Bingo.
E é com esse espírito de alegria e solidariedade, que todos estão convidados para conhecer, participar e se unir aos paroquianos de Santa Generosa, nos dias 27 e 28 de julho, no primeiro quarteirão da Rua Tomaz Carvalhal, próximo ao metrô Paraíso.